Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. Governo deflagra hoje a...

Governo deflagra hoje a Operação Boas Compras

A Secretaria de Estado da Fazenda deflagrou na manhã desta terça-feira, 12, a Operação Boas Compras, que envolve cerca de 250 auditores fiscais em todo o Estado. A meta é visitar 1.200 estabelecimentos em diversos segmentos do varejo de rua (exclui shoppings). Participam da ação auditores fiscais dos 18 Grupos Especialistas Setoriais, das carteiras regionais de fiscalização e da Diretoria de Administração Tributária.

Foto: Cléia Schmitz/SEF

>>> Mais imagens na galeria de fotos

O objetivo central da Operação é promover a regularização fiscal do comércio antes do grande volume de vendas que deverá ser registrado por conta das vendas de Natal. Os estabelecimentos visitados, na maioria, foram pré-selecionados pelas Gerências Regionais da Fazenda. Os fiscais vão verificar o funcionamento dos programas aplicativos fiscais dos emissores de cupom fiscal, além das máquinas de cartão de crédito e débito.

Os postos de combustíveis também estão no âmbito da Operação. Serão verificadas as bombas, que devem estar interligadas com o sistema de controle da Fazenda Estadual.

Além do caráter de orientação, a Operação prevê penalidades para os comerciantes que estiverem intencionalmente irregulares. Caso não seja regularizado espontaneamente dentro do prazo estabelecido, o imposto sonegado será acrescido de 100% de multa, mais juros.

“Ao longo de 2013, a Fazenda promoveu diversas operações segmentadas, inclusive nos shoppings. O objetivo agora é verificar amplamente a regularidade do varejo das lojas de rua, que têm grande movimento na época que antecede o Natal. Essa é apenas a primeira etapa do trabalho, que mobiliza a presença fiscal em todo o Estado”, explica o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni. Segundo ele, é dever da Fazenda promover a justiça fiscal, em respeito aos contribuintes que estão em dia com suas obrigações.

O gerente de Fiscalização da Fazenda, Francisco de Assis Martins, lembra que frequentemente a Secretaria orienta e atualiza os varejistas, por meio de suas entidades representativas. “Assim como os comerciantes sabem quais são suas obrigações, a Fazenda também sabe quais são os que agem corretamente e respeitam o consumidor”, completa.

Assessoria de Comunicação da Fazenda
Aline Cabral Vaz / Cléia Schmitz
(48) 3665-2575/2572

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support