Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transparência
  4. /
  5. Governo de SC registra...

Governo de SC registra cerca de 19 mil pedidos em 11 anos da Lei de Acesso à Informação

Foto: Gabriela Constantino/CGE

O Estado de Santa Catarina já recebeu quase 19 mil pedidos de informação desde o início da vigência da Lei de Acesso à Informação há 11 anos, completados nesta terça-feira, 16 de maio. A LAI, como é chamada a lei 12.527/2012, dá direito a qualquer cidadão de receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral. 

O gerenciamento das demandas da LAI é feito pela Controladoria-Geral do Estado por meio da Ouvidoria-Geral. “O acesso à informação, previsto pela Constituição, é determinante para garantir a transparência e o controle social, promovendo um um governo mais aberto e em sintonia com as demandas da sociedade”, afirma Márcio Cassol, controlador-geral do Estado.  

Os pedidos de acesso à informação ao Governo do Estado de Santa Catarina devem ser feitos por meio do portal www.ouvidoria.sc.gov.br. No site, clique na opção 3 (e-SIC) e preencha o formulário. Ao clicar em “Enviar” você receberá um código de atendimento e chave de consulta que deverão ser guardados para consultar a manifestação.

O prazo para resposta é de 20 dias, podendo ser prorrogado por mais 10. O recurso, em caso de negativa, pode ser feito em um prazo de 10 dias contado do envio da decisão. Para tanto, o solicitante deve cadastrar nova demanda na opção 3 (e-SIC) e mencionar o código do atendimento recorrido. 

Informações adicionais:
Cléia Schmitz
Assessoria de Imprensa
Controladoria-Geral do Estado
E-mail: cleia.schmitz@cge.sc.gov.br
Fone: (48) 99128-1980

Avatar
Escrito por:

Cléia Schmitz | CGE

Cléia Schmitz Assessoria de Comunicação ascom@cge.sc.gov.br (48) 99128-1980 / 3665-5645

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support