Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transparência
  4. /
  5. Governo de SC promove...

Governo de SC promove capacitação na Alesc para otimizar liberação de transferências aos municípios

Fotos: Roelton Maciel, SEF/SC

Equipes técnicas da Fazenda e da Casa Civil esclareceram dúvidas sobre o fluxo das emendas parlamentares impositivas e das chamadas Transferências Especiais Voluntárias (TEVs)

Com o objetivo de otimizar a liberação de transferências aos municípios catarinenses, o Governo do Estado promoveu uma atividade de capacitação para esclarecer dúvidas sobre os fluxos das emendas parlamentares impositivas e das chamadas Transferências Especiais Voluntárias (TEVs). Realizada a convite da Presidência da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 25, a agenda reuniu assessores parlamentares e equipes técnicas das secretarias de Estado da Fazenda, da Casa Civil e do gabinete do governador Jorginho Mello.

Na abertura dos trabalhos, o secretário adjunto e que responde interinamente pela Casa Civil, Marcelo Mendes, destacou a excelência e o comprometimento dos servidores dedicados à Central de Atendimento aos Municípios (CAM), órgão que faz a interlocução com as prefeituras nas 295 cidades do Estado. Mendes mencionou iniciativas já encaminhadas para simplificar as sistemáticas que envolvem emendas impositivas e TEVs, além da importância da aproximação entre o Executivo e o Legislativo nesse processo.

“É de interesse de todos que os recursos cheguem o mais brevemente possível aos municípios. Nossa intenção é manter um elo com a Assembleia, ter um diálogo aberto e transparente”, anunciou.

Coube ao assessor especial da Fazenda Gustavo Schlemper detalhar particularidades jurídicas das emendas parlamentares impositivas e das TEVs. Entre outras informações, a exposição demonstrou os fluxos de cada modalidade, requisitos obrigatórios, situações de impedimento técnico e vedações. A partir de exemplos práticos, os assessores parlamentares puderam compreender como se apresentam os obstáculos e os procedimentos que garantem o fluxo adequado dos recursos.

“Agendamos a reunião de alinhamento e assessoramento com o intuito de dar celeridade aos pagamentos das emendas impositivas e das TEVs. Nosso objetivo é desburocratizar o processo e fazer com que os recursos cheguem o mais rapidamente possível na ponta, honrando nossos compromissos e atendendo com eficiência as entidades e prefeituras beneficiadas”, destacou Schlemper.

Também participaram das atividades na Alesc a coordenadora da Central de Atendimento a Municípios, Emanuela Wolff, o assessor especial da Casa Civil Gustavo Gevaerd e a assessora da Fazenda Cheila Sacchetti.

Guia Prático

A Fazenda e a Casa Civil disponibilizam aos gestores públicos o Guia Prático TEV. Na publicação está o passo a passo para a liberação de recursos aos municípios catarinenses de acordo com os pré-requisitos do modelo de Transferência Especial Voluntária (TEV).

A cartilha ainda relaciona uma série de perguntas frequentes para esclarecer as dúvidas mais comuns aos gestores municipais. O guia está disponível neste link .

Acesse também o BI de pagamentos das TEVs

Paineis de Acompanhamento das emendas

Na ocasião também foram apresentadas ferramentas que permitem os parlamentares e suas assessorias acompanharem a execução orçamentária do Estado e os pagamentos das emendas impositivas.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda

Rosane Felthaus (48) 3665-2504
Roelton Maciel (48) 3665-2509
ascom@sef.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SEF

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support