Governo de SC libera recursos para geradores antigranizo

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) destaca que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil, liberou recursos para os municípios de Videira e Fraiburgo para a manutenção, ampliação e modernização dos geradores antigranizo. A proposta visa fortalecer o sistema de prevenção.
Fraiburgo foi afetada por queda de granizo nesta terça-feira, dia 18. O secretário executivo Euro Vieceli reforça a importância desses recursos. “O antigranizo já provou ser um método eficiente para evitar perdas decorrentes das intempéries climáticas, por isso, alertamos os municípios contemplados para que não percam o prazo e protocolem o pedido para receber os recursos do Estado”, afirmou
O investimento da Defesa Civil de Santa Catarina junto à ADR para os três meses finais de 2016, já disposição, é de R$ 51 mil para os municípios de Videira e Fraiburgo. Para efetivar o repasse dos valores, a ADR depende da agilidade dos municípios no envio das propostas, a fim de que se possa gerar os convênios e, posteriormente, o repasse dos valores.
Atualmente, estão em funcionamento três geradores antigranizo em Fraiburgo, por meio da Defesa Civil de Santa Catarina, localizados na Linha Arroio da Barra, Casa do Turista e Dez de Novembro. Outros 19 geradores são mantidos pela Prefeitura Municipal e empresas privadas. Já em Videira, o Estado mantém cinco geradores localizados na Linha São José, Camboim, Vista Alegre, Cetrevi e Coopervil. O município ainda conta com outros 15 geradores mantidos pela prefeitura, empresas e agricultores.
O sistema tem como objetivo minimizar os impactos das quedas de granizo, muito comuns na região e que têm afetado diversos produtores rurais e residências na área urbana. O sistema é formado por queimadores que lançam nas nuvens um composto químico com a capacidade de dissolver o granizo, diminuindo em até 70% a incidência do fenômeno, reduzindo, consequentemente, os estragos causados nas superfícies atingidas.
Para o gerente de Políticas Socioeconômicas Urbanas e Rurais, Mauro Santini, é importante que a região se proteja. “Com as oscilações climáticas, esses fenômenos serão cada vez mais comuns, então é necessário que ferramentas sejam utilizadas para prevenir e evitar prejuízos futuros”, finalizou.
Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira