Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Governo do Estado assume...

Governo do Estado assume gestão da Ceasa de Joinville em parceria com a prefeitura

O segundo ato do dia no aniversário de Joinville, nesta quinta-feira, 9, foi a assinatura do convênio para gestão compartilhada da Central de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa), da cidade, que atende toda a região. Serão 180 dias iniciais de gestão compartilhada e, nesse período, será desenhada uma forma de transferir 100% dessa operação para o Estado.

O órgão estadual retoma com essa medida as instalações físicas desse serviço em Joinville e passa a ser o responsável pela política hortifrutigranjeira para a região, que compreende os municípios do Norte catarinense, do Vale do Itapocu e do Planalto Norte.

“Dia do aniversário é o dia mais importante da nossa vida. E Joinville comemora hoje um aniversário de superações, de sucesso, de avanços para o futuro. Hoje e durante meu governo nós vamos fazer trabalhos com a cidade como esse, de parceria”, explicou o governador Jorginho.

O órgão municipal vinha com dificuldades operacionais por conta da falta de integração com as outras regiões catarinenses. Agora, com a gestão compartilhada estadual, essas parcerias voltam a ser retomadas para melhorar o fornecimento de produtos para Joinville e a partir da maior cidade de SC, para serem comercializados em outras regiões.

“Desde 2018, após um vendaval, isso aqui estava praticamente abandonado. Desde o inicio do nosso governo (em 2021), buscamos que o governo assumisse esse equipamento regional, aqui estamos falando de algo para todas as cidades da região. Quero agradecer o governador Jorginho por ter sido muito rápido nesse atendimento”, explicou o prefeito de Joinville Adriano Silva, que emendou: “Tudo que conquistamos aqui hoje é um resultado de união de esforços”.

Visita a CEASA de Joinville e assinatura de termo de cooperação.
:: Mais fotos no álbum

A prefeitura realizou a obra de conserto do telhado e o governador cumpriu o compromisso de o Estado assumir a gestão do equipamento. No ato, Jorginho anunciou que, Onévio Antônio Zabotti (engenheiro agrônomo da Epagri), será o novo gerente da Ceasa em Joinville.

“Aqui vai ser a casa do agricultor, daqueles que querem produzir alimentos para Joinville e para Santa Catarina”, disse o secretário da Agricultura, Valdir Colatto. Ele destacou também o potencial de Joinville para a comercialização de flores e mudas na Ceasa.

Ceasa é a sigla e denominação popular das centrais de abastecimento, que são empresas estatais ou de capital misto destinadas a promover, desenvolver, regular, dinamizar e organizar a comercialização de produtos da hortifruticultura em nível de atacado em uma região.

A agenda do governador Jorginho em Joinville envolve uma série de anúncios para a cidade no dia do seu aniversário de 172 anos. Pela manhã, o governador fez o aumento dos repasses para as Corporações dos Bombeiros Voluntários, entre eles o de Joinville, e agora segue para mais compromissos oficiais sobre a Saúde e a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support