Agência de Notícias SECOM

Governo de SC assina acordo com Instituto Interamericano para incentivar a cooperação científica internacional

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e o Inter-American Institute for Global Change Research (IAI) assinaram um Memorando de Entendimento para a construção de programas em ciência, tecnologia e políticas pública, em prol do desenvolvimento econômico, social e sustentável nas Américas.

Entre os mecanismos previstos no acordo, o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, destaca a possibilidade de fomentar o aperfeiçoamento das habilidades e vocações científicas e diplomáticas dos pesquisadores e líderes catarinenses, com grupos de excelência signatários às redes cooperativas do IAI e do Belmont Forum, para postular projetos transdisciplinares multipaíses em chamadas globais e gerar o progresso em Santa Catarina em eixos temáticos prioritários.

“O plano de trabalho pactado com o IAI é um dos primeiros passos da Fapesc para a fomentar o crescimento social e econômico local através da internacionalização da ciência com agências de financiamento internacionais e organismos intergovernamentais. O IAI organiza chamadas públicas e treinamentos em vários temas de interesse do Estado, como: bioeconomia; oceano; populações ribeirinhas e costeiras; florestas tropicais; clima, ambiente e saúde; clima e patrimônio cultural; transição energética; entre outros”, afirmou o presidente da Fapesc.

A vice-diretora executiva do IAI, Marcella Ohira, que está em Santa Catarina para divulgar o trabalho do IAI e avançar na colaboração com a Fapesc, listou as oportunidades de cooperação científica e diplomacia cientifica que o acordo possibilitará para o Estado: promoção de redes de pesquisas colaborativas, em temas de relevância local, regional e global das mudanças ambientais globais; fomento de CTI em colaboração com outros países; capacitação de capital humano e institucional para o co-design e execução de projetos transdisciplinares multipaíses; formação de assessores científicos para promover ciência para políticas e políticas para a ciência; mobilidade cientifica; e organização de fórum e workshops internacionais de diplomacia científica.

“Muitas colaborações podem surgir desse acordo de entendimento entre o IAI e a Fapesc. O IAI é um organismo intergovernamental e nós trabalhamos para fomentar uma ciência cooperativa, a partir de diferentes temas de prioridade dos governos das Américas e das mudanças ambientais globais, bem como desenvolver e implementar programas que facilitem a comunicação e o uso da ciência para apoiar os processos de tomada de decisão dos setores público e privado”, destacou Marcella.

Durante sua passagem em Florianópolis, a vice-diretora executiva do IAI também proferiu a palestra “Diplomacia Científica para as Américas: Abordando os Desafios Globais”, evento organizado pela Fapesc que integra o ciclo de capacitações das Jornadas de CTI de Alta Performance, com especialistas internacionais e responsáveis por cases de excelência em CTI na América Latina.

Objetivos do IAI

A missão do IAI é promover os princípios de excelência e integridade científica, cooperação internacional, disseminação da ciência e capacitação, bem como o intercâmbio pleno e aberto de informações científicas relevantes para as mudanças globais, a fim de materializar a visão de um continente americano sustentável.

Fundado em 1992, atualmente, o IAI trabalha com 19 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, Guatemala, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, Estados Unidos da América, Uruguai e Venezuela.

Além disso, o IAI sedia o Fórum Belmont, um consórcio de agências de financiamento de mais de 30 países de todo o mundo, comprometidos com o avanço da ciência transdisciplinar das mudanças ambientais globais, estabelecido em 2009.

Ações prévias entre IAI e Fapesc

A convite do IAI, a Fapesc teve representação no Training Workshop em Diplomacia Científica do Centro de Diplomacia Científica do IAI, organizado pelo IAI e Secretaria Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da República do Panamá (SENACYT), entre 17 e 19 de outubro, na Cidade do Panamá, e também na Reunião Regional das Américas do Global Research Council (GRC), organizado pelo Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (CONICET) da Argentina e Agência Nacional de Investigação e Desenvolvimento (ANID) do Chile, entre 18 e 20 de novembro de 2023, em Buenos Aires.

Essas iniciativas viabilizaram estabelecer intenções de cooperação técnica e diplomacia científica em agendas de interesse global e regional como: declaração do Panamá, com o entendimento das partes, membros e associados do IAI sobre diplomacia científica; e postulação e aprovação da Fapesc como membro do Fórum de Belmont.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | FAPESC

Assessoria de imprensa Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support