Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Governo de SC amplia...

Governo de SC amplia retenções de Imposto de Renda no pagamento a fornecedores

A partir de 1º de junho, o Governo de Santa Catarina vai ampliar as hipóteses de retenção do Imposto de Renda (IR) sobre o pagamento de mercadorias e serviços em geral, incluindo obras.

A mudança ocorre no momento de efetuar o pagamento aos fornecedores e será obrigatória para os órgãos da administração direta, autarquias e fundações públicas.

Na prática, a mudança de interpretação do Supremo Tribunal Federal permite que o Estado fique com parte do dinheiro que até então ia para a União, mas sem aumento de impostos para o contribuinte catarinense, como explica a diretora de Contabilidade e de Informações Fiscais da Secretaria da Fazenda, Graziela Luiza Meincheim.

SONORA

Em 2022, Santa Catarina arrecadou R$ 32 milhões com a retenção do IR sobre o pagamento a fornecedores. Com as novas regras, a expectativa da Secretaria de Estado da Fazenda é de arrecadar cerca de R$ 130 milhões extras por ano.

Repórter: Marcos Lampert

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support