Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Governo de Santa Catarina...

Governo de Santa Catarina promove encontro de trabalhadores socioeducativos na região de Curitibanos

O Governo de Santa Catarina, através da Secretaria da Justiça e Cidadania, vem mobilizanodo trabalhadores em socioeducação pelo estado para melhorar as condições de atendimento a adolescentes em conflito com a lei. A região de Curitibanos e de todo Oeste e Meio-Oeste catarinense participam de 15 a 17 de junho de um curso de formação para transmissão de novos conhecimentos, legislação e informações essenciais desenvolvidas neste setor. O evento é sediado pela SDR de Curitibanos e visa também a troca de experiências para aperfeiçoar o sistema entre si. 

“A realidade da socioeducação é permeada por constantes desafios, sendo o de acreditar na pessoa humana o maior deles. Trabalhar com os reflexos da precariedade dos serviços mais básicos(saúde, educação, assistência social, moradia, trabalho entre outros), aliados ao abandono humano, ausência de afetividade e ainda com a violência cotidiana que inseriu-se na sociedade atual, é tarefa árdua”, destaca Márcia Araújo, assistente social do Departamento de Administração Socioeducativo (DEASE).

Para o diretor do DEASE, Roberto Lajus, atuar junto aos adolescentes em conflito com a lei exige para além de conhecimentos, perfil e formação contínua.  “Temos a crença de que cada adolescente é um ser humano, um alguém em condição peculiar de desenvolvimento, que ainda reserva em si, possibilidades de refinamento e de uma aprendizagem mais aguda”, ressalta.

Dorneli Serena, presidente da União das Associações de Bairro de Curitibanos, ONG gestora dos CASEPs de Curitibanos e Caçador fala da experiência de conviver com os jovens. “A gente tem que, acima de tudo, conquistar o carinho e a confiança deles. Sem isso, não existe prisão, não existe punição, não existe regra ou lei que funcione. É preciso saber que são humanos, que erram, mas que podem acertar e muito. E nossa função é achar a melhor forma para esta transformação, para recuperá-los dos vícios, das práticas ilegais”, explica.

“Precisamos sintonizar a socioeducação catarinense à normativa e legislação adotada nacionalmente. É sempre importante buscarmos este tipo de aperfeiçoamento para construirmos uma Santa Catarina ainda melhor, mais desenvolvida e menos omissa nesta questão”, salienta o Secretário de Desenvolvimento Regional de Curitibanos, Roque Stanguerlin.    

O encontro reúne os Centros de Atendimento Socioeducativo (CASEs), Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (CASEP) e Casas de Semiliberdade. Participam também os Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), cujo trabalho é voltado para medidas socioeducativas de meio aberto como liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade. 

{article Fabio Claudino Fontana – SDR Curitibanos – assinatura}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support