Governo de Santa Catarina promove encontro de trabalhadores socioeducativos na região de Curitibanos
O Governo de Santa Catarina, através da Secretaria da Justiça e Cidadania, vem mobilizanodo trabalhadores em socioeducação pelo estado para melhorar as condições de atendimento a adolescentes em conflito com a lei. A região de Curitibanos e de todo Oeste e Meio-Oeste catarinense participam de 15 a 17 de junho de um curso de formação para transmissão de novos conhecimentos, legislação e informações essenciais desenvolvidas neste setor. O evento é sediado pela SDR de Curitibanos e visa também a troca de experiências para aperfeiçoar o sistema entre si.
“A realidade da socioeducação é permeada por constantes desafios, sendo o de acreditar na pessoa humana o maior deles. Trabalhar com os reflexos da precariedade dos serviços mais básicos(saúde, educação, assistência social, moradia, trabalho entre outros), aliados ao abandono humano, ausência de afetividade e ainda com a violência cotidiana que inseriu-se na sociedade atual, é tarefa árdua”, destaca Márcia Araújo, assistente social do Departamento de Administração Socioeducativo (DEASE).
Para o diretor do DEASE, Roberto Lajus, atuar junto aos adolescentes em conflito com a lei exige para além de conhecimentos, perfil e formação contínua. “Temos a crença de que cada adolescente é um ser humano, um alguém em condição peculiar de desenvolvimento, que ainda reserva em si, possibilidades de refinamento e de uma aprendizagem mais aguda”, ressalta.
Dorneli Serena, presidente da União das Associações de Bairro de Curitibanos, ONG gestora dos CASEPs de Curitibanos e Caçador fala da experiência de conviver com os jovens. “A gente tem que, acima de tudo, conquistar o carinho e a confiança deles. Sem isso, não existe prisão, não existe punição, não existe regra ou lei que funcione. É preciso saber que são humanos, que erram, mas que podem acertar e muito. E nossa função é achar a melhor forma para esta transformação, para recuperá-los dos vícios, das práticas ilegais”, explica.
“Precisamos sintonizar a socioeducação catarinense à normativa e legislação adotada nacionalmente. É sempre importante buscarmos este tipo de aperfeiçoamento para construirmos uma Santa Catarina ainda melhor, mais desenvolvida e menos omissa nesta questão”, salienta o Secretário de Desenvolvimento Regional de Curitibanos, Roque Stanguerlin.
O encontro reúne os Centros de Atendimento Socioeducativo (CASEs), Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (CASEP) e Casas de Semiliberdade. Participam também os Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), cujo trabalho é voltado para medidas socioeducativas de meio aberto como liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade.
{article Fabio Claudino Fontana – SDR Curitibanos – assinatura}{text}{/article}