Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Governo de Santa Catarina...

Governo de Santa Catarina lança Agência Catarinense de Notícias

Reunir e disponibilizar em um só local as informações oficiais de todas as áreas de governo em textos, vídeos, fotos e áudios, de forma clara e acesso rápido é a proposta da Agência Catarinense de Notícias (ACN), desenvolvida pela Secretaria de Estado da Comunicação de Santa Catarina.

A Agência foi lançada neste dia 10 de maio e envolveu, além dos núcleos da Secom, todas as assessorias de comunicação das secretarias e órgãos do Estado.

“Um governo transparente começa pela comunicação do que está sendo realizado em todas as áreas. A Agência vai facilitar a vida de quem precisa se informar e não sabe onde encontrar as notícias confiáveis. Essa iniciativa da nossa Secom é mais uma forma de combater informações falsas e uma maneira objetiva de prestar contas à população”, disse o governador Jorginho Mello.

O secretário de Estado da Comunicação, João Debiasi, explica que o projeto teve início em janeiro e envolveu os setores de redação, TV, rádio, edição e redes sociais. “Com a Agência, estamos materializando o conceito de comunicação 360º, em que uma mesma notícia é abordada de diferentes maneiras, de acordo com o meio em que é divulgada e com o público que pretende atingir, mas invariavelmente com checagem e informações direto das fontes primárias do Governo”, explicou.

Além do portal, que terá notícias do dia e reportagens especiais, a ACN terá um perfil no instagram para atualizar os consumidores de informação também nas redes sociais. Conforme Debiasi, a ideia é aprimorar permanentemente a ferramenta. “De acordo com o feedback do público e com as nossas possibilidades, poderemos ter transmissões ao vivo, por exemplo”, antecipou.

“A Agência Catarinense de Notícias cumpre algumas das diretrizes do governador Jorginho Mello, transparência, agilidade e compromisso com os catarinenses. E na comunicação não é diferente. Aqui na ACN o cidadão e os veículos de comunicação terão acesso as informações e todas as ações do Governo de SC com credibilidade, nas áreas e formatos”, destacou a secretária adjunta da Comunicação, Renata Furlanetto.

A Agência foi elaborada sem custos para o Governo, totalmente com equipe interna da Secom. O portal foi desenvolvido utilizando tecnologias de código aberto, com expertise e apoio da equipe de governo digital da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O fluxo de produção é definido com base em calendário prévio, mas também conforme os acontecimentos do dia.

“A ideia é termos uma cobertura de redação mesmo, com a diferença de que os temas são sempre relacionados às ações de Governo. Vamos cobrir as pautas de secretarias e órgãos estaduais, além da agenda do governador, incluindo viagens dentro e fora do estado. Além de uma prestação de serviço ao cidadão por meio de notícias, queremos auxiliar os veículos de imprensa a ter a informação completa e em diversos formatos para poderem fazer da melhor forma seu trabalho de cobertura e apuração”, explica a diretora de imprensa, Aline Cabral Vaz.

“Essa iniciativa irá potencializar ainda mais o alcance das notícias positivas das ações do Governo do Estado e fará com que quem mora em Santa Catarina fique bem informado sobre as ações governamentais para melhorar a vida das pessoas. O portal da ACN é uma ótima entrega da equipe da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, em conjunto com a Secom, para a sociedade catarinense”, destaca o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett.

O endereço da Agência Catarinense de Notícias na internet é www.sc.gov.br/noticias
No Instagram, o perfil é @noticiasgovsc e, no YouTube, www.youtube.com/governosc

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support