Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Governo de Santa Catarina...

Governo de Santa Catarina destaca ações de incentivo à neoindustrialização em encontro na Fiesc

Fotos: Roberto Zacarias/SECOM

Secretário Cleverson Siewert (Fazenda) reconheceu o protagonismo da indústria catarinense e a importância de esforços conjuntos entre os setores público e privado para o desenvolvimento sustentável

“O Governo de Santa Catarina, sob a liderança do governador Jorginho Mello, quer ajudar, desburocratizar, simplificar, fazer a indústria e os negócios mais fortes. Seja através de lógicas tributárias, ambientais ou qualquer outro tipo de necessidade que o setor precise. Fazemos questão de estar aqui para mostrar o respeito, a consideração e a parceria que o governo quer estabelecer com todo o setor produtivo local”.

Com esta mensagem, o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, destacou as ações do Estado na direção do desenvolvimento sustentável, da inovação e da diversificação industrial em encontro que reuniu lideranças empresariais catarinenses e brasileiras para discutir o futuro do setor na noite desta quinta-feira, 19, em Florianópolis.

Promovido pela Fiesc, o Fórum RADAR Reinvenção tem como tema central a neoindustrialização, um conceito que define o processo de modernização e evolução da indústria de maneira sustentável. A programação do evento tem sequência nesta sexta-feira, 20.

Em uma palavra de incentivo aos empreendedores presentes, Siewert reconheceu o protagonismo da indústria em Santa Catarina, observando que o setor é responsável por 35% dos empregos formais e uma fatia de 27% do PIB estadual. Lembrou de ações já promovidas para estimular o setor produtivo, a formação de mão de obra qualificada e o avanço da infraestrutura catarinense.

Foram citados programas estaduais como o Prodec e Pró-Emprego, Estrada Boa, Universidade Gratuita e o investimento de R$ 4,5 bilhões no sistema elétrico anunciado pela Celesc.

A partir de exemplos práticos, o secretário explicou a importância de se entender os números, transformar dados em informações e usá-los na tomada de decisões.

Para além dos indicadores econômicos, demonstrou que o modelo de gestão do governo é comprometido com as pessoas, auxiliado pela combinação de tecnologia e inovação, e pautado no diálogo permanente com a sociedade.

Sobre o tema central do evento, a neoindustrialização, Siewert destacou que o Governo de Santa Catarina quer ser partícipe deste processo junto à iniciativa privada. “É uma nova indústria, com ESG, novas tecnologias, robótica, big data. Isto já é uma realidade em SC. Temos uma indústria muito diversificada, somos vanguardistas numa série de iniciativas. Esse encontro favorece a troca de informações e ideias que se somam ao setor público e privado para que possamos produzir ainda mais, apoiar e construir caminhos futuros para Santa Catarina”, reforçou.

Proposta para ampliar a diversificação industrial regional

Durante o evento, a Fiesc apresentou uma proposta para ampliar a diversificação industrial de Santa Catarina. O trabalho, realizado em parceria com a UFSC, propõe estratégias de diversificação para as 20 microrregiões catarinenses, valorizando os segmentos consolidados, mas propondo um caminho para atrair setores complementares que possam contribuir para o aumento da industrialização local.

Embora a indústria catarinense seja considerada a mais diversificada do Brasil, a Fiesc aponta que o país e o mundo passam por um novo ciclo, o que exige diversificação ainda maior, com o desenvolvimento de setores mais sofisticados e a busca de maior equilíbrio regional.

Com o princípio de que os países e regiões mais industrializados são também mais desenvolvidos, a proposta indica caminhos para que as lideranças estaduais e regionais criem estratégias de desenvolvimento, atraindo novos segmentos industriais que sejam complementares e coerentes com a estrutura econômica já existente.

“Nossa proposta é potencializar toda esta atividade industrial, que é muito forte em Santa Catarina. Vamos avaliar quais são as habilidades locais, as tendências, para dar auxílio e incrementar estas atividades, tornar SC um Estado ainda mais industrializado e desenvolvido. Onde tem indústria, tem desenvolvimento, IDH elevado. Esta é a grande vocação de Santa Catarina”, destacou o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

Rosane Felthaus (48) 3665-2504

Roelton Maciel (48) 3665-2509

ascom@sef.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SEF

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support