Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Governo de Santa Catarina...

Governo de Santa Catarina desenvolve aplicativo para contagem da alimentação escolar


Crédito: Dafnée Canello/Ascom SED

Para tornar o processo de contagem da alimentação escolar mais ágil, econômico e transparente a Secretaria de Estado da Educação (SED) desenvolveu um aplicativo de contagem automática das refeições servidas aos alunos. Serão 270 escolas da rede estadual que começarão a utilizar o novo método para contabilizar a merenda nas escolas. A estimativa é economizar em até 10% em 2017, sendo que, em 2016, o investimento em alimentação escolar foi de R$ 130 milhões. Profissionais da ADR Palmitos participaram do treinamento como novo sistema de operação.

“Cada estudante terá a própria Carteira de Identificação Estudantil emitida pelo Sistema de Gestão Escolar de Santa Catarina (Sigesc) o que garante precisão na contagem”, explica o diretor de Articulação com os Municípios, Osmar Matiola. 

Cerca de 180 mil estudantes terão acesso ao aplicativo no momento das refeições. Os dados computadorizados serão transferidos para o sistema de registros da alimentação escolar, repassando a quantidade de refeições a serem pagas por estudante em cada escola. “Em algum momento nós teríamos que dar esse passo para informatizar o sistema da alimentação e colocar ele dentro de uma tendência atual mundial”, frisa o coordenador da Gerência de Tecnologia da SED, Luiz Alberto Rosa.

Para o domínio do aplicativo, 320 profissionais das escolas entre gestores, assistentes de Educação e profissionais das Gerências de Educação estão passando por uma formação no mês de maio a setembro para conhecer o novo sistema e aperfeiçoar o uso dos tablets.

O supervisor de articulação com os municípios da Gered de Palmitos, Agostinho Nos, participou do treinamento. “O novo sistema vai aumentar as possibilidades de avaliação dos dados e amplia em muito o controle da operação. A informatização dessa área é um passo importante na evolução dos procedimentos que são utilizados na educação do Estado. A informatização é uma tendência global que gera grande facilidade no monitoramento dos números, entre outros benefícios”, disse 

{article Tiago Spezzatto – SDR Palmitos}[text]{/article}