Governo de Santa Catarina cede Cedup para instalação do curso de Medicina da UFSC em Curitibanos
O Governo de Santa Catarina firmou uma parceria com o Governo Federal para possibilitar a instalação do curso de medicina no campus da UFSC de Curitibanos. Na prática, o Estado confirma o compartilhamento do Cedup de Curitibanos com a Universidade Federal de Santa Catarina por mais 10 anos. A infraestrutura já é utilizada pelo campus para aulas práticas em laboratório dos cursos de agronomia, medicina veterinária e engenharia florestal e garantirá também as condições para a implantação do novo curso.
A medida não impedirá o Estado de utilizar as instalações para os cursos técnicos profissionalizantes previstos na finalidade do Cedup. “Na verdade estabelecemos esta parceria para otimizar o uso da infraestrutura construída ali. É um grande espaço construído com aproximadamente 6.000 m² que possibilita o compartilhamento do seu uso, incluindo também o novo curso de medicina”, explica o secretário Regional, Roque Stanguerlin.
Segundo o secretário , a medida diminui consideravelmente os custos do estado na manutenção do prédio que são também subsidiados pelo governo federal a partir do uso compartilhado. “Através de estudos observamos que os cursos profissionalizantes podem ser realizados à noite, enquanto que o uso diurno do Cedup fica para o uso da universidade”, destaca Roque.
A proposta de cedência do Cedup contou com a anuência do governador Raimundo Colombo e do secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps. As cláusulas que regulamentam o uso do espaço do Cedup pela UFSC no município, encontram-se no Termo de Cessão de Uso nº 17/2014 (Referência: Processo SCC 714/2013), com base na Lei nº 16.265, de 20 de Dezembro de 2013.
O Cedup conta com nove laboratórios para realização de aulas práticas. Atualmente, mais de 250 estudantes da UFSC já utilizam as instalações. Para o curso de Medicina Veterinária já funcionam os laboratórios de Parasitologia, Clínica, Doenças Infectocontagiosas, Histopatologia, Semiologia e Microscopia. Outros dois estão em fase final de adequação para uso de estudos práticos em Anatomia Veterinária e Sala de Necropsia.
Segundo a direção do Campus, além destes, há também a previsão de adequação de mais dois espaços do Cedup para as áreas de Clínica e Cirurgia Animal e Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Já para o curso de Engenharia Florestal, os dois laboratórios em funcionamento atendem aos estudos práticos de Recursos Florestais I e II, nos quais há equipamentos para preparos de amostras, análises de caracterização, xiloteca e estudos dendrocronologicos, contribuindo para o desenvolvimento do ensino e pesquisa do curso.
{article Fabio Claudino Fontana – SDR Curitibanos – assinatura}{text}{/article}