Governo de Santa Catarina apoia realização do I Seminário Rede Cegonha da Macro Região Meio Oeste em Curitibanos.
Um encontro para debater a atenção humanizada durante a gravidez, o planejamento da gestação, parto e puerpério, além de assegurar às crianças o direito um nascimento seguro, com crescimento e desenvolvimento saudáveis. Com estas estratégias da Rede Cegonha do Ministério da Saúde, o I Seminário da Rede Cegonha da Macro Região do Meio Oeste Catarinense reúne profissionais de saúde nesta quinta-feira (22), na Câmara de Vereadores de Curitibanos. “Com apoio do Governo de Santa Catarina, queremos fortalecer os vínculos regionais na saúde, atuando de forma preventiva e efetiva”, observa o Secretário Regional, Roque Stanguerlin.
O seminário é uma continuidade ao I Fórum da Rede Cegonha desta região, realizado em 2015 em Joaçaba e tem como objetivo informar os trabalhadores de saúde sobre o sistema, suas estratégias de implantação e seguimentos. “Queremos estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil como modelo a ser implantada gradativamente em todo o país”, destaca José Lúcio Almeida Goetten, gerente Regional de Saúde da SDR de Curitibanos. Para Patrícia Ribeiro, gerente de Enfermagem do Hospitla Regional Hélio Anjos Ortiz (HHAO), a Rede Cegonha deve ser organizada e amplamente debatida para atender a demanda a que se propõe. “Sua implantação deve respeitar critérios epidemiológicos, a taxa de mortalidade infantil e a razão da mortalidade materna, além de considerar a densidade populacional”, explica.
O palestrante Geancarlo Farinom Flores de Matias, gerente Regional de Saúde de Videira, ressalta a importância de unir esforços para fortalecer a rede na região meio oeste catarinense como forma de melhorar o sistema de atendimento dos hospitais atuando de forma preventiva contra a mortalidade infantil. Em sua palestra ele destaca também a intersetorialidade na atenção básica de saúde. “Se os prefeitos e gestores de saúde promoverem uma constante interação com a educação, a agricultura, a indústria e comércio, enfim, todos os setores da administração, teremos em breve grandes resultados na prevenção de doenças e problemas de saúde da população.
{article Fabio Claudino Fontana – SDR Curitibanos – assinatura}{text}{/article}