Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Governo de Santa Catarina...

Governo de Santa Catarina apoia movimento contra as drogas em Curitibanos

Inspirado na campanha Drogas – Não dá mais pra aceitar do Governo de Santa Catarina, o Rotaract Club de Curitibanos lançou na noite desta segunda-feira, 4, o I Percurso Contra as Drogras em Curitibanos. O evento foi realizado no auditório da EEB Casimiro de Abreu. “A campanha estadual que tem a parceria da Assembleia Legislativa, Poder Judiciário e Ministério Público do Estado agora recebe o respaldo da juventude de um clube de serviço, que resolveu abraçar a causa junto com a gente”, explica o Secretário de Desenvolvimento Regional de Curitibanos, Roque Stanguerlin.

 

 Ricardo de Souza, presidente do Rotaract Club de Curitibanos, explica que a ideia é fazer um trabalho preventivo da juventude. “Pretendemos organizar palestras e oficinas em escolas, oferecer apoio ao programa PROERD e incentivar o fortalecimento dos vínculos familiares que são a base mais forte no combate às drogas”, destaca. Segundo Ricardo, a campanha também deverá ser estendida a toda comunidade curitibanense e vai até o dia 7 de dezembro.

Duas palestras foram realizadas no Percurso Contra as Drogas. Na primeira, Norton Bastos, ex-soldado de infantaria da Força Aérea Brasileira falou sobre a entrada de drogas e o controle nas fronteiras brasileiras. “A maior dificuldade está relacionada à grande demanda. Muitas pessoas arriscam tudo para traficar, para transportar a droga, mas se não tivesse quem comprasse seria muito mais fácil o controle”, ressalta.

O segundo palestrante foi Ailton Buck, coordenador da Cravi de Curitibanos, entidadade que trabalha na recuperação de pessoas que se envolveram com entorpecentes. “O processo geralmente começa com as drogas chamadas lícitas como o álcool e o cigarro. As más companhias começam a tachar você de careta se recusa experimentar algo mais forte como maconha e cocaína, por exemplo. Assim a pessoa vai se tornando um dependente químico e quando percebe já perdeu o controle e já está roubando e assaltando para manter o vício”.

O Percurso Contra as Drogras deverá ter 12 encontros envolvendo palestras e oficinas. Sessões de cinema com filmes envolvendo histórias reais de envolvimento com drogas também serão apresentados. O projeto conta com apoio do PROERD, CRAVI, SDR de Curitibanos, Gerência Regional de Educação e de todos os veículos de comunicação de Curitibanos. A campanha também será amplamente divulgada nas redes sociais.  

{article Fabio Claudino Fontana – SDR Curitibanos – assinatura}{text}{/article}