Governo de Santa Catarina adota medidas para conter crise, promover economia e melhorar serviços ao cidadão
O Governo de Santa Catarina começa 2016 promovendo reuniões e debates que visam combater a queda de arredação, o déficit da Previdência e a otimização do uso dos bens públicos. “O objetivo do Estado é melhorar a economia, a eficiência das ações que partem dele, com objetivo central de melhorar a vida dos catarinenses”, destaca o Secretário de Estado da Administração (SEA), João Matos.
Para isto, o governador Raimundo Colombo determinou que todos as secretarias, órgãos e autarquias promovam um levantamento minucioso dos bens móveis e imóveis pertencentes a cada Agência de Desenvolvimento Regional, para possivelmente incluí-los nos futuros leilões e concorrência de alienação de imóveis. O prazo estabelecido pelo Estado para o levantamento é de 60 dias.
Em aluguéis, por exemplo, o Governo de Santa Catarina paga hoje cerca de R$ 3 milhões mensais segundo informações da SEA. “Estamos buscando promover uma grande mudança na estrutura do Estado e isso se dará a partir de estudos que preveem a construção e reforma de novas sedes administrativas para os diferentes órgãos do governo, sempre com austeridade nos cofres públicos e facilitação dos serviços para o contribuinte”, explica Tulio Tavares, diretor de Gestão Patrimonial de Santa Catarina.
Medidas como regularização de terrenos, vendas de veículos, equipamentos e estruturas com pouco ou nenhum uso estão entre as ações que devem ser aplicadas em breve. “Os gestores de cada região devem manter um inventário sempre atualizado dos bens do Estado de modo a facilitar as melhores negociações e tomadas de decisão em momentos de crise como este, evitando medidas emergenciais que seriam danosas aos catarinenses”.
O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Curitibanos, Roque Stanguerlin, designou o servidor Paulo Rocha Brasil para chefiar o levantamento dos bens na região de Curitibanos. “Na verdade já estamos fazendo o levantamento de patrimônio da nossa regional já faz algum tempo, mas agora buscaremos aperfeiçoá-lo e agilizá-lo para que este projeto facilite a vida das pessoas, melhorando a infraestrutura e o atendimento para nossa gente”, ressalta.
Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos