Governo convoca servidores do HIJG para ampliar atendimento na Emergência
Por determinação do governador Jorginho Mello, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está acompanhando e demandando todos os esforços, junto com a direção do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), para prestar assistência aos pacientes que procuram por atendimento na Emergência da unidade.
Diante deste cenário, servidores do HIJG (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) estão sendo remanejados para atender de forma mais rápida a Emergência da unidade, de acordo com a classificação de risco de cada paciente.
Neste domingo, 30, o setor contava com mais profissionais em atendimento. Entre as ações já realizadas, foi ampliado o quadro de pediatras da unidade e abertos sete novos leitos.
Esta alta procura pela emergência do HIJG está relacionada ao momento sazonal, com o aumento nos casos de doenças infecciosas virais como a dengue e as doenças respiratórias e que reflete em todas as regiões, não só na Grande Florianópolis.
Dados apontam que cerca de 50% dos atendimentos são pacientes classificados como baixa prioridade (verde), sendo que os hospitais priorizam os atendimentos de maior gravidade.
Por isso, foi determinado pelo governador Jorginho Mello e publicado em portaria, a ampliação do horário estendido de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) até às 22h.
Repórter: Kenia Casagrande