Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Governo catarinense assina acordo...

Governo catarinense assina acordo de cooperação com província do Canadá

Santa Catarina está perto de estreitar relações com a província de Príncipe Edward, do Canadá. O governador Raimundo Colombo e o primeiro-ministro da província Robert Ghiz assinam na segunda-feira, 28, em Florianópolis, um acordo de cooperação que prevê a aproximação dos dois Estados especialmente nas áreas de educação, turismo e agricultura. Assim como Florianópolis, a província de Príncipe Edward é uma ilha, cuja economia está baseada na pesca e no turismo.

Foto: Divulgação/Província de Príncipe Edward

Com a assinatura do termo de cooperação, a expectativa do governo catarinense é que o primeiro resultado prático sejam os intercâmbios estudantis e a troca de experiências comerciais. A província canadense também tem interesse na pesquisa científica e no desenvolvimento da aquicultura. Como a pesca representa um setor muito importante para a economia de Príncipe Edward, a intenção é acompanhar o trabalho realizado em Santa Catarina com as fazendas de marisco. Na área do turismo, a troca de conhecimento ocorrerá principalmente com relação aos cruzeiros marítimos, já que a província canadense tem consolidada experiência no setor.

As tratativas para o acordo de cooperação em áreas de interesse mútuo começaram em julho de 2013 em uma parceria entre a Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, vinculada à Casa Civil, e as secretarias de Educação, Agricultura e Pesca e Turismo, Cultura e Esporte. O acordo de cooperação tem prazo indeterminado e entra em vigor com a publicação no Diário Oficial do Estado.

A província de Príncipe Edward

Com 146 mil habitantes, a ilha de Príncipe Edward é uma das dez províncias do Canadá. Ela tem 5.660 km2de extensão territorial, o que equivale a cerca de 13 vezes o tamanho da Ilha de Santa Catarina, onde está situada a maior parte da Capital, Florianópolis. Príncipe Edward é a menor província do Canadá, tanto em território como em população, mas tem a maior densidade demográfica do país.

O turismo, a agricultura e a pesca são as principais fontes de renda da ilha. A capital da província é Charlottetown, situada na porção central do território. Colonizada por franceses, a província era chamada de Ilha São João até meados do século XVIII, quando os britânicos assumiram o controle e mudaram o nome para Príncipe Edward. 

Mais informações:
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
comunicacao@scc.sc.gov.br
(48) 3665-2005 / 8843-3497