Governo autoriza construção de Estação de Tratamento de Esgoto do sistema prisional, em Joinville
O Governo do Estado autorizou nesta quinta-feira, 5, o início das obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para atender o sistema prisional de Joinville. Em 120 dias a coleta e tratamento entram em operação com investimento é R$ 2.279.156,98 aplicado pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC).
A assinatura da ordem de serviço teve a presença da secretária de Desenvolvimento Regional, Simone Schramm; o diretor da Penitenciária Industrial de Joinville, Richard Harrison Chagas dos Santos; o prefeito Udo Döhler; e o novo diretor do presídio Regional, João Renato.
“A comunidade é beneficiada e vai acabar com o problema de esgoto para as pessoas que vivem próximas das unidades”, disse Simone Schramm. Ela ainda ressaltou os investimentos que estão em andamento no Presídio Regional como a nova área de triagem para visitantes.
O Presídio Regional e a Penitenciária Industrial Jocemar Cesconeto não possuem coleta e tratamento adequado do esgoto. Juntas, acumulam 1,3 mil apenados. Com o investimento cinco mil famílias que vivem ao entorno deixarão de ter problemas devido ao mau cheiro, qualidade ambiental e prevenção à saúde.
De acordo com o diretor da Penitenciária Industrial, a ETE vai atender as duas unidades. “Vai atender a penitenciária e ao presídio e permitirá, inclusive, o reaproveitamento da água da chuva”, disse Richard. A empresa responsável pela execução da obra será Chapecó Indústria e Comércio de Fibras Ltda.
{article Ana Paula Keller – SDR Joinville – Assinatura}{text}{/article}