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Governança: encontro entre órgãos públicos apresenta ferramentas tecnológicas para gestão de dados e tomada de decisão

Um workshop realizado nesta quinta-feira, 31, no auditório da sede da Secretaria de Estado da Administração, reuniu representantes de mais de 30 órgãos públicos, entre os poderes Executivo, Judiciário e Ministério Público, para o compartilhamento de ferramentas tecnológicas e de gestão que são usadas para tomada de decisão pelos titulares das respectivas pastas.

Organizado pela equipe da futura secretaria de Governança e Integridade, que será criada com a reforma administrativa proposta pelo Governo Moisés e Daniela, com parceria da Secretaria de Estado da Administração, o workshop serve para o mapeamento de estratégias adotadas por diferentes segmentos para a criação de indicadores de gestão do Governo.

‘‘Precisamos olhar o Estado como uma empresa, que demanda evoluir, melhorar a qualidade dos seus serviços e ser mais eficiente naquilo que faz, reduzindo custos e aumentando a produtividade. O que somente é possível com indicadores que apontem para onde se quer ir e como atingir esses objetivos. Este será o papel da Secretaria de Integridade e Governança‘‘, explica a futura secretária, Naiara Augusto.  

Com a criação da secretaria, Santa Catarina passará a ser pioneira no país com uma pasta específica para controlar e monitorar se os objetivos estratégicos de cada área estão sendo implantados e se as ações dos gestores públicos estão seguindo o que foi apresentado como proposta de Governo.

Durante a oficina, cada representante das secretarias apresentou, em tempo médio de 20 minutos, os sistemas usados para a execução e acompanhamento dos serviços específicos de cada área. Naiara também explica que no fim do dia, todas as informações e prioridades apontadas serão levantadas para criar um banco de dados de áreas que precisam ser aprimoradas.

‘Os indicadores de gestão também vão auxiliar os gestores a conduzirem suas ações com respaldo técnico, com base em informações retiradas dos bancos de dados, deixando de lado a gestão pública de privilégios ou apadrinhamentos. Será um salto considerável na qualidade dos serviços‘‘.

Participaram os seguintes órgãos:

Abetura- Jorge Eduardo Tasca, secretário de Administração

Subseção Judiciária Federal de Florianópolis (JFSC)  
Procuradoria Geral do Estado (PGE)
Celesc
SCGás 
Secretaria de Estado da Saúde – SES
Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade – SIE/Deinfra 
Colegiado Superior de Segurança Pública (Diretoria de Informação e Inteligência) 
Secretaria de Estado da Administração Prisional 
Casan
Secretaria de Estado do Planejamento – SPG – Escritório de Projetos (EPROJ)
Ministério Público de SC – MPSC 
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca – SAR 
Epagri
Cidasc
Secretaria de Estado da Educação – SED
Corpo de Bombeiros Militar – CBMSC 
Ciasc
IMA
Controladoria Geral do Estado – CGE
Secretaria de Estado da Fazenda – SEF

Informações adicionais à imprensa:
Krislei Oechsler
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Administração
comunicacao@sea.sc.gov.br – (48) 99105-4085

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