Governança: encontro entre órgãos públicos apresenta ferramentas tecnológicas para gestão de dados e tomada de decisão

Um workshop realizado nesta quinta-feira, 31, no auditório da sede da Secretaria de Estado da Administração, reuniu representantes de mais de 30 órgãos públicos, entre os poderes Executivo, Judiciário e Ministério Público, para o compartilhamento de ferramentas tecnológicas e de gestão que são usadas para tomada de decisão pelos titulares das respectivas pastas.
Organizado pela equipe da futura secretaria de Governança e Integridade, que será criada com a reforma administrativa proposta pelo Governo Moisés e Daniela, com parceria da Secretaria de Estado da Administração, o workshop serve para o mapeamento de estratégias adotadas por diferentes segmentos para a criação de indicadores de gestão do Governo.
‘‘Precisamos olhar o Estado como uma empresa, que demanda evoluir, melhorar a qualidade dos seus serviços e ser mais eficiente naquilo que faz, reduzindo custos e aumentando a produtividade. O que somente é possível com indicadores que apontem para onde se quer ir e como atingir esses objetivos. Este será o papel da Secretaria de Integridade e Governança‘‘, explica a futura secretária, Naiara Augusto.
Com a criação da secretaria, Santa Catarina passará a ser pioneira no país com uma pasta específica para controlar e monitorar se os objetivos estratégicos de cada área estão sendo implantados e se as ações dos gestores públicos estão seguindo o que foi apresentado como proposta de Governo.
Durante a oficina, cada representante das secretarias apresentou, em tempo médio de 20 minutos, os sistemas usados para a execução e acompanhamento dos serviços específicos de cada área. Naiara também explica que no fim do dia, todas as informações e prioridades apontadas serão levantadas para criar um banco de dados de áreas que precisam ser aprimoradas.
‘Os indicadores de gestão também vão auxiliar os gestores a conduzirem suas ações com respaldo técnico, com base em informações retiradas dos bancos de dados, deixando de lado a gestão pública de privilégios ou apadrinhamentos. Será um salto considerável na qualidade dos serviços‘‘.
Participaram os seguintes órgãos:
Abetura- Jorge Eduardo Tasca, secretário de Administração
Subseção Judiciária Federal de Florianópolis (JFSC)
Procuradoria Geral do Estado (PGE)
Celesc
SCGás
Secretaria de Estado da Saúde – SES
Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade – SIE/Deinfra
Colegiado Superior de Segurança Pública (Diretoria de Informação e Inteligência)
Secretaria de Estado da Administração Prisional
Casan
Secretaria de Estado do Planejamento – SPG – Escritório de Projetos (EPROJ)
Ministério Público de SC – MPSC
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca – SAR
Epagri
Cidasc
Secretaria de Estado da Educação – SED
Corpo de Bombeiros Militar – CBMSC
Ciasc
IMA
Controladoria Geral do Estado – CGE
Secretaria de Estado da Fazenda – SEF
Informações adicionais à imprensa:
Krislei Oechsler
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Administração
comunicacao@sea.sc.gov.br – (48) 99105-4085