Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Governador volta a apelar...

Governador volta a apelar à população para vacinação contra doenças respiratórias

Descrição do áudio:

O governador Carlos Moisés voltou a fazer um apelo à população para que busque as vacinas contra as doenças respiratórias disponíveis no sistema de saúde. Ele enfatiza que de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, o alto índice de internações hospitalares está diretamente ligado à baixa cobertura vacinal:

SONORA

Tanto a cobertura vacinal contra a gripe como contra a Covid-19 estão baixas no estado. Em relação à imunização contra o vírus influenza, a cobertura está em 52% nos grupos prioritários. Até esta sexta, dia 10, quase 1,3 milhão de doses contra a gripe tinham sido aplicadas.  

Sobre a Covid-19, apenas 47% da população acima dos 18 anos recebeu a dose de reforço, que está liberada para este público desde novembro. Cerca de 5,8 milhões de catarinenses já completaram o esquema primário de vacinação, 86% do público vacinável. 

O principal alerta em relação à Covid-19 é para a população acima dos 50 anos. De acordo com o boletim epidemiológico, dos 77 óbitos registrados pela doença em maio deste ano, 92% eram de pessoas dessa faixa etária. Nessa população, a cobertura com duas doses ou dose única alcançou 98%. No entanto, a cobertura da primeira dose de reforço alcançou apenas 66%. Além disso, desde a semana passada, uma segunda dose de reforço passou a ser recomendada, mas menos de 10% desse público já a recebeu. 

Passado um ano e meio do início da vacinação contra o Coronavírus, quase 15 milhões de doses já foram aplicadas em Santa Catarina. Com isso, houve uma importante redução na gravidade da doença, o que refletiu na queda do número de hospitalizações e mortes.

A partir de agora, a melhor forma de se proteger contra uma possível nova onda de infecções pelo Coronavírus é aplicando a dose de reforço em todas as pessoas a partir dos 12 anos de idade, 4 meses após completarem o esquema vacinal primário. Já as pessoas com idade a partir dos 50 anos, já podem aplicar uma segunda dose de reforço, 4 meses após a primeira. 

Duração: 3 min 18 seg
Apresentação: Pâmella Andressa
Técnica: Pâmella Andressa
Produção: Serviço de Rádio da Secretaria de Estado da Comunicação
Contato: (48) 3665-3051
E-mail: radiosecom@gmail.com