Governador visita municípios mais afetados pela chuva
O governador Raimundo Colombo visitou nesta terça-feira, 7, os municípios catarinenses que mais foram afetados pela chuva dos últimos dias, entre eles Blumenau, no Médio Vale do Itajaí; Rio do Sul e Ituporanga, no Alto Vale; e Lages e Correia Pinto, na Serra.
Em Blumenau, Colombo esteve reunido na Prefeitura de Blumenau, com o prefeito Napoleão Bernardes e com o Grupo de Resposta e Ação Coordenada (Grac), para uma avaliação do nível do Rio Itajaí-Açú e das chuvas que atingem o estado desde a última semana.
Durante a visita no Médio Vale do Itajaí, o Governador afirmou que as barragens cumpriram um papel importante, tanto na capacidade de contenção, com a sobre-elevação, quanto no esvaziamento nos novos canais.
“Infelizmente, o volume de chuva foi muito alto e a barragem de Ituporanga verteu. Conseguimos segurar bem a de Taió, e a de José Boiteux está com a capacidade muito grande de reservatório. Elas estão respondendo bem e cumprindo de forma importante o papel de reter a água e proteger as pessoas nas cidades”, disse Colombo.
Ainda na terça-feira, o Governador esteve acompanhando a situação em Rio do Sul, juntamente com o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Rio do Sul, Ítalo Goral.
Colombo esteve na Alameda Aristiliano Ramos, avenida central da cidade, passou por algumas ruas alagadas e depois seguiu para a sede da Defesa Civil para conversar com a imprensa e receber o relatório do órgão. Em seguida, o governador visitou a barragem de Ituporanga.
Colombo também visitou o município de Lages, na terça-feira, para avaliar os estragos causados pela chuva. O governador foi recebido pelo prefeito Antônio Ceron, na sede municipal da Defesa Civil.
Em seguida, Colombo esteve em Correia Pinto, acompanhado do secretário executivo da ADR de Lages, João Alberto. O prefeito Celso Rogério recebeu a comitiva e apresentou uma avaliação da situação da chuva em Correia Pinto, município que também foi atingido pela enchente.
Durante as visitas nos municípios mais afetados pela chuva, Colombo destacou a importância do Fundo da Defesa Civil para auxiliar as pessoas em casos de catástrofes. “Temos um fundo, que foi criado em 2011. Esse dinheiro está disponível e é com ele que nós estamos operando e entregando tudo que, nesta fase, é necessário”, ressaltou.
Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC