Governador visita Hospital Dia e o setor de Endoscopia do Hospital Regional de São José
O governador Raimundo Colombo e a secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt, visitaram nesta quinta-feira, 12, o Hospital Dia e o setor de Endoscopia do Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis.
As duas unidades passaram por uma reforma, com investimentos de R$ 713 mil da Secretaria de Estado da Saúde. O Hospital Dia atende pessoas portadoras de doenças infectocontagiosas. A unidade, que antes recebia uma média de 35 pacientes ao dia, passa a ter capacidade de atender cerca de 150 pessoas diariamente. O paciente vai até o hospital, recebe os medicamentos, refeição e os cuidados médicos ao logo do dia, e volta para casa no final da tarde.
Fotos: James Tavares. Veja aqui a galeria de imagens.
“Temos muitos desafios na saúde. O Hospital Regional de São José é a nossa maior unidade, que atende mais de mil pessoas por dia. Com essa ampliação nos serviços vamos dar mais agilidade e melhorar a qualidade”, destacou.
O governador citou, ainda, outros investimentos na Grande Florianópolis. “Com a ativação do Hospital Florianópolis, por exemplo, já conseguimos deslocar mais de 22% do atendimento. Neste ano o Hospital de Biguaçu também entra em atividade. Com esse novo conjunto, vamos conseguir melhorar bastante o atendimento. Esse é o nosso objetivo”, declarou.
A nova estrutura do Hospital Dia está em pleno funcionamento desde a última segunda-feira e dispõe de um quarto de isolamento e cinco leitos para atendimentos ambulatoriais e internação de curta permanência. Colombo e a secretária também visitaram a nova estrutura para realização de exames de Endoscopia, que foi totalmente reformada. O setor, onde também são realizados exames de Colonoscopia e Bronconoscopia, foi reformado para melhor atender o paciente.
A secretária da Saúde, Tânia Eberhardt, salientou que as ações visam tornar mais digno o atendimento ao cidadão catarinense. “O Hospital Dia é um serviço importantíssimo, que era feito em uma sala pequena. Agora ampliamos e melhoramos a estrutura. Nosso objetivo é humanizar e ampliar o atendimento”.
O diretor do Hospital, Ademar Carpes, informou que a unidade conta ainda com o Programa de Internação Domiciliar, destinado aos pacientes que não podem ir até o hospital. “O médico e a equipe de enfermagem vão até a casa do paciente e prestam o atendimento no domicílio.”
Hospital São José
Inaugurado em 1987, o Hospital Regional de São José é referência nas áreas de Ortopedia/Traumatologia, Oftalmologia, UTI, Neonatologia e UTI Neonatal, Cirurgia Geral, Cirurgia Bariátrica, Emergência Geral e Pediátrica. Com 300 leitos, a instituição registra mensalmente uma média de 1.200 mil internações nas diversas especialidades, além de 580 cirurgias, 5 mil consultas ambulatoriais e 313 nascimentos. A Emergência Geral acolhe também um grande número de pacientes vindos dos municípios vizinhos, com uma média mensal de 23 mil atendimentos.
O Hospital oferece ainda residência médica em Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Ortopedia/Traumatologia, Oftalmologia e Acupuntura, além de serviços de Eletroencefalografia para crianças, Endoscopia Digestiva, Broncoscopia, Colonoscopia, Tomografia, Ultrassom Geral e Obstétrico.
Leia também: Governador anuncia mais de R$ 46 milhões em investimentos para São José
{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}