Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Jorginho Mello visita Cedup...

Jorginho Mello visita Cedup em Criciúma e conversa com estudantes sobre o Programa Universidade Gratuita

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

O Programa Universidade Gratuita já faz parte das conversas dos alunos do Centro de Educação Profissional (Cedup) Abílio Paulo, em Criciúma, no Sul do estado. Foi lá que o governador Jorginho Mello conheceu, nesta segunda-feira,18, estudantes que esperam contar com o benefício e conseguir buscar a carreira que sempre sonharam.

“É para vocês que a gente está fazendo o Universidade Gratuita. Eu quero fazer com que Santa Catarina seja o melhor estado do Brasil na Educação. Quero fazer com que vocês estudem, se formem, exerçam a profissão que vocês quiserem, quem quiser ser engenheiro, advogado, professor, médico, psicólogo, dentista e assim vai. Sabe para que? Pra ser feliz. Orgulhar pai e mãe, tio, padrinho, é pra isso que eu trabalho. O Universidade Gratuita é um projeto arrojado, é um case nacional, nenhum outro estado do Brasil tem”, disse Jorginho Mello.

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

Os irmãos gêmeos Rafael da Silva Marcelo e Mateus da Silva Marcelo estão no 2º ano do Ensino Médio, mas já sonham em cursar Psicologia com a ajuda do Universidade Gratuita. Como o pagamento de duas mensalidades ao mesmo tempo pesaria no orçamento familiar, o benefício vai fazer a diferença na vida dos dois. “Esse programa pode me ajudar bastante financeiramente. A Psicologia tem uma mensalidade um pouco alta e isso pode dificultar minha vida. Porém o programa vem aí pra dar uma oportunidade não só pra mim e pro meu irmão, mas pra outros jovens também”, disse Rafael. “Como são muitos anos de faculdade vai me ajudar bastante a pagar cada uma das mensalidades”, completou Mateus.

Foto: Marco Favero / SECOM

Já mais perto de buscar a capacitação profissional, por já estar no 3º ano, Ícaro Fernandes Osório diz que pretende se formar na área da Biologia. “É uma das minhas maiores paixões e o Programa pode me ajudar de alguma forma a tirar um grande peso das minhas costas enquanto estudante e poderia me ajudar a focar mais nos estudos e atingir mais estando na universidade”, concluiu o jovem.

Engenharia Civil é o objetivo de outra estudante do 3º ano do Cedup, a Julia Ignácio Bortolin, que também pretende recorrer ao benefício educacional para concluir a graduação. “O Universidade Gratuita vai conseguir me ajudar com isso, já que eu não vou ter que me preocupar com nada e ela vai ajudar muito na minha vida”, revelou.

Sobre o programa

O Programa Universidade Gratuita tem como regra que após formado, o aluno beneficiado trabalhe quatro horas por semana a serviço do Governo do Estado como forma de retribuição à sociedade.

“Os nossos estudantes que querem fazer um curso superior devem ficar atentos. Primeiro devem passar num processo seletivo, se matricular num curso superior e ingressar na Universidade. A partir daí, obviamente, eles podem fazer o pedido para ter o benefício do Universidade Gratuita. É uma oportunidade ímpar que o estado está dando, um projeto grandioso que é ideia do nosso governador Jorginho Mello de fazer com que todos os estudantes de Santa Catarina tenham a oportunidade de fazer o curso superior que desejam”, explicou o secretário de Estado da Educação, Aritides Cimadon.

Sarah Layane – Foto: Marco Favero / SECOM

A aluna do 2º ano, Sarah Layane Suzin, sonha com uma vida profissional ligada à segurança pública: quer ser delegada de Polícia. Mas para isso, vai ser preciso terminar primeiro os cinco anos do curso de Direito, por intermédio do Universidade Gratuita. E a retribuição em forma de trabalho para a sociedade catarinense já faz parte dos planos da adolescente de 16 anos. “É algo muito bom porque a gente vai estar fazendo o que gosta, a gente vai estar ajudando outras pessoas e vai ser meio que uma retribuição: o Estado ajudou a gente e agora a gente vai ajudar o Estado”, afirmou.

Quem também vê no Universidade Gratuita uma forma de realizar o sonho profissional e ajudar com o trabalho é a Hemili Barbosa Dias, do 3º ano do Cedup. Ela quer ingressar no curso de Psicologia. “O Universidade Gratuita é uma ótima oportunidade pra mim e para outras pessoas que não têm condições financeiras pra pagar mensalmente a faculdade. E retribuir com o trabalho vai ser uma forma justa de ajudar e eu vou poder exercer a minha futura profissão”, explicou.

Hemili Barbosa – Foto: Marco Favero / SECOM

Ainda na visita ao Cedup Abílio Paulo o governador Jorginho Mello assistiu a uma apresentação de dança feita por alunos da instituição. Ele também vistoriou as obras de ampliação do local. Estiveram também presentes o secretário de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde, Ricardo Guidi, a secretária geral de Governo, Danieli Porporatti, a secretária adjunta da Comunicação, Renata Furlanetto, a deputada federal Julia Zanata, o deputado estadual Jessé Lopes, o prefeito de Criciuma, Clésio Salvaro e a reitora da Unesc Luciane Ceretta.

Mais informações:
Jornalista Christiano Vasconcellos
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação
(61) 98131-4800
e-mail: christianovasconcellos@gmail.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support