Governador visita Anac para pedir agilidade em vistoria do Aeroporto de Jaguaruna
O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, participaram de audiência na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em Brasília, na manhã desta quarta-feira, 9, para pedir agilidade na vistoria de homologação do Aeroporto de Jaguaruna, no Sul do Estado. A comitiva catarinense foi recebida pelo presidente da Anac, Marcelo Pacheco dos Guaranys, e pelo superintendente da agência, Fábio Rabane.
Foto: James Tavares/SECOM
>>> Mais imagens na galeria de fotos
A empresa RDL foi a vencedora da licitação para administrar o aeroporto regional Humberto Ghizzi Bortoluzzi e agora aguarda a liberação da Anac para iniciar as operações em Jaguaruna. “Mais uma vez o Governo de Santa Catarina reiterou a importância desse aeroporto para o Sul do Estado e pediu agilidade no sentido de que a Anac faça a vistoria com a finalidade de homologação. Esse é um assunto absolutamente prioritário”, destacou Cobalchini. O governador Colombo ressaltou que o aeroporto é uma antiga reivindicação do Sul Catarinense e que o Governo está empenhado em atender essa demanda.
Colombo e Cobalchini saíram otimistas da reunião. “A nossa expectativa é de que a Anac deve sim agilizar a vistoria, assim como nós, paralelamente, estamos tomando as providências decorrentes da legislação, que exige, por exemplo, um projeto que defina uma zona em torno do aeroporto onde não pode ter qualquer tipo de obstáculo que venha comprometer a segurança dos voos”, afirmou Cobalchini. O secretário explica que já foi contratada uma empresa para fazer o estudo de zoneamento, que deve ficar pronto dentro de 30 dias. Paralelamente a realização do Estudo, a Anac já poderá fazer a vistoria, ganhando tempo no processo.
“A grande expectativa é de que antes do início da temporada de verão possamos estar com voos regulares já sendo ofertados. Existe uma demanda e já foram feitos contatos com companhias aéreas para que a região possa, enfim, ter funcionando esse equipamento indispensável para o crescimento econômico do Sul do Estado”‘, destacou Cobalchini, lembrando que a parceria entre Governo do Estado e o Governo Federal já investiu R$ 60 milhões no aeroporto.
O secretário explicou, ainda, que a região do Sul Catarinense tem cerca de 1 milhão de habitantes e que a expectativa é de que o Aeroporto de Jaguaruna possa ter dentro de alguns anos um desempenho semelhante ao do Aeroporto de Chapecó, no Oeste do Estado, que hoje recebe quase 400 mil usuários por ano.
Também participaram da audiência na Anac os secretários de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni; da Articulação Nacional, João Matos; e da Defesa Civil, Milton Hobus.
Leia também
>>> Em Brasília, Colombo garante R$ 30 milhões para cidades atingidas pelas chuvas de setembro
Mais informações
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da redação da Secom/SC no (48) 3665-3006 ou com o jornalista Alexandre Lenzi, que acompanha o governador. O celular do assessor é (48) 98843-4350. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página Sala de Imprensa.
As fotos também estão disponíveis na página Galeria de Fotos e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar no fotografia@secom.sc.gov.br ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3013.
Estamos à disposição.