Governador trata de exportação de carne suína e recursos para SC durante agenda em Brasília
O governador Eduardo Pinho Moreira cumpre agenda nesta quinta-feira, 19, em Brasília, no Ministério da Agricultura, para dar sequência às negociações de exportação de carne catarinense para o México. O Governo do Estado e as agroindústrias organizam uma missão oficial no mercado mexicano, sendo que Santa Catarina já possui uma sólida parceria com o país no fornecimento de carne de frango.
A exportação para o México será mais um mercado exclusivo do agronegócio catarinense, como já ocorre com o Japão e a Correia do Sul, resultado do status sanitário diferenciado do Estado, sendo o único livre da febre aftosa sem vacinação. Também no Ministério da Agricultura, o governador marcará a posição de Santa Catarina em relação ao Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA).
Santa Catarina se manterá como uma zona separada das demais federações, que buscam a certificação internacional, pois o Estado já tem o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) desde 2007. O Ministério da Agricultura quer que todos os Estados brasileiros tenham o mesmo status até 2023 e Santa Catarina se manterá nos próximos anos como uma zona exclusiva.
RECURSOS PARA INFRAESTRUTURA
O governador também irá ao Palácio do Planalto se reunir com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, para referendar os pleitos no Ministério da Agricultura, além de deliberar demais assuntos pertinentes ao Estado. Moreira tratará ainda no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) de aplicações de recursos provenientes do programa BID VI para obras de infraestrutura em rodovias.
Douglas Saviato
Assessor de Comunicação
Secretaria de Articulação Nacional de Santa Catarina
48 9.9927-3024
61 9.9304-0198
61 3101-0900