Governador reúne Poderes, Grupo Gestor, Iprev e SCPrev para avaliar propostas de melhorias na administração dos benefícios previdenciários
O governador Jorginho Mello se reuniu nesta terça, 15, com os presidentes do Iprev, Vanio Boing, e da SCPrev, Célio Peres, para debater propostas para melhorar a administração dos benefícios previdenciários em Santa Catarina.
O atual cenário da previdência e a insuficiência financeira para o pagamento dos benefícios ao longo dos anos foram os temas centrais. Em 2022, o déficit da previdência foi de R$ 5,4 bilhões e a previsão para este ano é de R$ 6,1 bilhões.
O presidente do Iprev mencionou os efeitos da última Reforma da Previdência de 2021, que gerou maior arrecadação e reduziu o déficit atuarial.
Para amenizar esse quadro, o Iprev propôs medidas preventivas, como a criação de um fundo de capitalização chamado SC Futuro, para novos servidores, e um fundo de repartição chamado SC Seguro para servidores atuais, além da regulamentação do Regime de Proteção Social para Militares, todas ações sem qualquer aumento de alíquota.
Também foi abordada a implantação de um novo sistema previdenciário, conhecido como Sisprev Web, uma ferramenta que trará mais eficácia à administração dos benefícios e que pretende concentrar todas as atividades previdenciárias no Iprev.
Já o presidente do SCPrev, Célio Peres, apresentou propostas de ajustes no Benefício Especial Patrocinado (BEP), permitindo que a SCPrev administre planos de benefícios para seus empregados e converter aportes do Estado em subvenção econômica para equilibrar as finanças.
As propostas serão analisadas para a futura elaboração de projetos de lei a serem encaminhados para a Assembleia Legislativa.
Repórter: Marcos Lampert