Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Governador reúne Defesa Civil...

Governador reúne Defesa Civil e forças de segurança para balanço dos impactos das chuvas em SC

Na noite desta quinta-feira (12), o Governador Jorginho Mello convocou uma reunião para atualizar as últimas informações sobre as consequências das fortes chuvas que atingiram o Estado desde a semana passada.

“Temos um grande trabalho pela frente que é a reconstrução de tudo que foi perdido. Estamos com toda a equipe de Assistência Social e da Saúde também reforçando o atendimento às famílias”, disse o governador, que reforçou o pedido de vigilância:

“Ainda pedimos atenção da população com os deslizamentos e enchentes. Determinei a minha equipe força total para que possamos passar por esse momento difícil.”

O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, Defesa Civil, Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social seguem mobilizados no atendimento às famílias afetadas.

Em várias cidades catarinenses o acumulado de chuva chegou a 100 milímetros nas últimas 12 horas, agravando ainda mais a situação de municípios que já tinham sido afetados.

Os esforços do Governo do Estado estão voltados para a ajuda humanitária com a entrega de alimentos, roupas, colchões, produtos de higiene e limpeza, além de medicamentos. Um decreto de emergência foi publicado pelo governador Jorginho Mello para facilitar os trâmites burocráticos no processo de reconstrução das cidades por parte das prefeituras.

Segue a atenção redobrada para o risco de deslizamentos, enchentes e inundações no Vale, Alto Vale, Litoral e na cidade de Itajaí.

As barragens de Ituporanga e Taió atingiram a cota máxima e a água está vertendo na noite desta quinta, mas sem previsão de novos volumes significativos de chuva.

Já a Barragem de José Boiteux está com 81% da sua capacidade de armazenamento de água.

Na manhã desta sexta, 13, o governador volta ao Vale do Itajaí para acompanhar de perto o impacto das chuvas e fará um novo sobrevoo nas cidades que foram alagadas.

Jorginho comentou sobre o pedido de um balanço do que foi realizado até agora pelos órgãos e secretarias:

SONORA

Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias/