Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Governador reforça compromissos pelo...

Governador reforça compromissos pelo fim da fila de cirurgias e pelo ensino superior gratuito em leitura da mensagem anual à Alesc

O governador Jorginho Mello fez a tradicional leitura da mensagem anual do Governo do Estado para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina na tarde desta terça-feira, 7. Ele elencou as prioridades de atuação e enfatizou que em algumas áreas as ações já estão ocorrendo.

“Vamos começar zerando a fila da saúde, com a ajuda dos Poderes, cujos presidentes desde já agradeço. Faremos um grande mutirão, em conjunto com os municípios e com os hospitais filantrópicos e públicos, para aliviar a dor dos 227 mil catarinenses que estão há anos esperando por uma cirurgia eletiva ou por um exame”, disse Jorginho em seu discurso.

Outro ponto em que o governador prevê um grande avanço para Santa Catarina é a área de Ensino Superior. Ele destacou como irá colocar em prática as etapas previstas para o início da Faculdade Gratuita. Os estudos estão em andamento pela Secretaria da Educação desde os primeiros dias de janeiro.

“O Estado de Santa Catarina vai pagar a faculdade daquele catarinense que, hoje, se vê forçado a escolher um curso que seja mais barato ou a bancar com muito sacrifício uma universidade particular – e isso quando não desiste. Vamos comprar as vagas particulares do sistema Acafe, para que depois de formado o profissional devolva parte disso em serviço. Estamos debruçados nesse projeto, que em breve estará aqui na Assembleia.”

Outro tema que em breve deve voltar a unir o Executivo e o Legislativo é a análise da Reforma Administrativa, que será apresentada pelo governo. Ela prevê criação, recriação, compactação ou desmembramento de estruturas de Governo para diminuir e otimizar os gastos, e “imprimir a digital de nossa gestão”, explicou o governador em seu discurso.

Foto: Eduardo Valente / Secom

Jorginho Mello foi recebido na porta da Casa do Povo por parlamentares de vários partidos, entre eles o presidente da Alesc, Mauro de Nadal, e conduzido até o plenário Deputado Osni Régis.

No ato oficial do discurso, tiveram presença de destaque na mesa o presidente do Tribunal de Justiça, João Henrique Blasi, o presidente do Tribunal de Contas Estadual, Adircélio Moraes, representando o Ministério Público de Santa Catarina, o subprocurador-geral Luciano Naschenweng, a vice-governadora Marilisa Boehm, além de membros da mesa diretora do Legislativo.

“Esse Parlamento lhe dá uma carta para cumprir os compromissos assumidos com os catarinenses, por isso faremos o possível para que todos os textos que aqui chegarem possam ser analisados sob o voto soberano o mais rápido possível. Seremos bons parceiros nessa construção”, reforçou o presidente do Legislativo ao final do discurso.

:: Veja aqui o discurso na íntegra

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support