Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Governador recebe União Joinvilense...

Governador recebe União Joinvilense dos Estudantes Secundaristas

O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, receberam na manhã desta quinta-feira, 11, em Florianópolis, estudantes da União Joinvilense dos Estudantes Secundaristas (Ujes). Durante o encontro, os estudantes entregaram ao governador uma lista com 12 reivindicações relacionadas à área da educação, organizada pela Ujes e por grêmios estudantis de Joinville. Também participaram da reunião integrantes do Conselho Municipal da Criança e Adolescente e vereadores.

Os estudantes trazem realidades pontuais de cada uma das escolas. Em muitas das reivindicações, a solução já está em curso e, outras, precisamos corrigir. Essas conversas sempre são positivas porque elas acabam trazendo a oportunidade de melhorar. Vamos dar atenção redobrada e fazer as correções necessárias. São desafios constantes, mas vamos vencer e superar”, disse o governador.

Das solicitações, conforme Deschamps, todas estão em andamento ou em projeto na Secretaria da Educação, como: início das obras de reforma das escolas em Joinville, pagamento do piso salarial aos professores, construção de quadras esportivas nas escolas, adequação dos laboratórios de ciências e informática, transporte escolar gratuito aos estudantes, construção de novas escolas de ensino médio em diferentes bairros de Joinville e programa de manutenção da infraestrutura escolar. O secretário, que já havia conversado com os estudantes em junho, informou que dentro de 30 dias será apresentado um plano de trabalho na área da educação em Joinville.

A diretora de Comunicação da Ujes, Dayane Oliveira, destacou que os estudantes estão preocupados com a questão da educação em Joinville. “Viemos conversar, apresentar nossas revindicações e solicitar um prazo para que as ações sejam colocadas em práticas. Não podemos parar”, afirmou.

Veja as revindicações dos estudantes e os encaminhamentos dados pela Secretaria de Estado da Educação:

Fim da interferência das direções escolares e dos governos, em geral, no funcionamento das entidades estudantis. Garantia de liberdade de organização, expressão e mobilização, de acordo com o que diz a Constituição de 1988 em seu artigo 5º, o ECA nos artigos 15 e 16, a lei federal nº 7.398/85, e a lei estadual nº 12.731/03.
Secretaria de Estado da Educação – Esta secretaria vem orientando as direções dos estabelecimentos de ensino para garantir, na esfera de suas unidades, a liberdade de organização, expressão e mobilização estudantil na forma da legislação citada e, se for constatada qualquer situação de descumprimento das orientações repassadas e do prescrito na legislação, solicitamos que esta secretaria seja oficiada de imediato para as devidas correções.

Inicio imediato das reformas das escolas total ou parcialmente interditadas.
SED – As obras de recuperação das escolas que sofreram interdição parcial ou total já estão em curso ou foram finalizadas, com exceção da EEF Monsenhor Sebastião Scarzello, que será disponibilizada para o Instituto Ajorpeme – Ética e Desenvolvimento Social, de Joinville, e utilizada para a oferta de vagas gratuitas em cursos de educação profissional.

Atualização da rede elétrica para o funcionamento dos aparelhos de ar condicionado.
SED – Na reforma e recuperação das escolas, a rede elétrica também será objeto de melhoria para o suporte de todos os recursos tecnológicos disponíveis na escola, inclusive os aparelhos de ar condicionado.

Construção de quadras cobertas com piso adequado em todas as escolas.
SED – A construção e a reforma de quadras cobertas vêm sendo implementadas com recursos do PAC 2 – Educação, gerenciados pelo FNDE, e a complementação da obra, com recursos do Estado. Neste momento, estão em fase de contratação das obras para a cobertura das quadras esportivas nas escolas: EEB Professor Rudolfo Meyer, EEB Annes Gualberto, EEM Governador Celso Ramos, EEB Arnaldo Moreira Douat, EEB Jandira D’Avila e EEB Professora Alicia B. Ferreira. A meta é prover todas as escolas de Joinville com pelo menos uma quadra coberta até 2014.

Bibliotecas adequadas, compra de livros e concurso público para bibliotecário.
SED – A adequação das bibliotecas da rede estadual é uma das medidas previstas no esforço empreendido pela secretaria para a recuperação da infraestrutura das escolas. A compra de livros vem sendo realizada com recursos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/MEC), que tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica, e complementada com a aquisição de obras não incluídas no PNLD, sempre que necessário. A contratação de bibliotecários para atuar nas unidades da rede depende da criação do cargo e da realização de concurso para o preenchimento das vagas ofertadas. A secretaria, auxiliada pelos representantes dos órgãos de classe da área, já preparou o projeto de lei e aguarda apenas a autorização do Grupo de Gestor de Governo, para o encaminhamento do mesmo para a aprovação da Assembleia Legislativa.

Laboratórios e material para aulas práticas de ciências.
SED – A aquisição de equipamentos e materiais para os laboratórios destinados às aulas práticas de ciências já foram incluídos no Plano de Ações Articuladas (PAR) do FNDE/MEC, visando à obtenção dos recursos financeiros para esta finalidade.

Laboratórios de informática e aumento da velocidade de conexão com a internet.
SED – Da mesma forma, a aquisição de equipamentos destinados aos laboratórios de informática já foram incluídos no Plano de Ações Articuladas (PAR) do FNDE/MEC, visando a obtenção dos recursos financeiros para esta finalidade. O aumento da velocidade da rede está em negociação com os fornecedores para a sua contratação no segundo semestre deste ano.

Diminuição do número de alunos por sala.
SED – A ação de reenturmação, desencadeada desde o ano de 2005, permite adequar o número de alunos por sala de aula, otimizando espaços e pessoal da escola e atendendo ao princípio constitucional da eficiência e ao disposto no Decreto Estadual nº 3.901/2005. Neste sentido, esta secretaria tem orientado as ações das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs), Gerências Regionais de Educação (GEREDs) e escolas para o atendimento ao número de educandos por sala de aula, contido na Lei Complementar nº 170/98, e definido de acordo com os critérios técnicos e pedagógicos, de forma a possibilitar a adequada comunicação do aluno com o professor e o aproveitamento eficiente e suficiente no processo ensino aprendizagem.

Pagamento do piso salarial aos professores, 33% de hora atividade, concurso público anual.
SED – Em que pese a compactação da tabela remuneratória, do ponto de vista estritamente legal, o Estado cumpre a lei do piso. Quanto ao concurso público, a Secretaria faz anualmente o certame para a contratação de professores temporários (ACT) e, em 2011, realizou um concurso para a contratação de professores do quadro, com validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois. Considerando a logística e os custos envolvidos, não é viável a realização anual do concurso para o quadro.

Garantia de transporte gratuito para os estudantes irem à escola.
SED – Com o apoio do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate)/FNDE, instituído pela Lei nº 10.880, de 9 de junho de 2004, o Estado vem garantindo o transporte escolar, em parceria com os municípios, viabilizando o acesso dos alunos à escola.

Construção de novas escolas de ensino médio, nos bairros: Parque Guarani, Morro do Meio, Vila Nova, Aventureiro e Espinheiros.
SED – Já se encontram em fase de licitação e contratação, as obras de construção das escolas do Parque Guarani e Vila Nova. As escolas dos Bairros Aventureiro e Espinheiros estão aguardando a autorização dos recursos federais para sua execução e os alunos da região do Morro do Meio serão atendidos pela nova escola da Vila Nova.

Programa de manutenção preventiva permanente nas escolas da rede estadual.
SED – Com o Programa de Manutenção da Infraestrutura Escolar, a SED espera solucionar rapidamente problemas estruturais e permitir que as unidades escolares recebam a manutenção preventiva e não sofram com as ações do tempo.

{article Elisabety Borghelotti}{title} {text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support