Governador recebe parecer favorável à alteração que permite novos investimentos no Porto de São Francisco do Sul
O governador Raimundo Colombo recebeu parecer favorável do ministro dos Portos, Helder Barbalho, para a alteração na poligonal do Porto de São Francisco do Sul, o que permitirá novos investimentos no complexo. A confirmação foi dada em reunião nesta quarta-feira, 21, na Secretaria Especial de Portos, em Brasília. A assinatura do decreto que homologará a mudança deve ocorrer até o início de novembro.
Foto: Fernanda Rodrigues / SAN
>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça download
“Daqui duas semanas este será um assunto resolvido e poderemos investir para modernizar ainda mais o Porto de São Francisco, aumentando a capacidade operacional, dando agilidade e ganhando eficiência”, salientou o governador.
A alteração da poligonal excluirá da área de concessão da União o terminal retroportuário da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Atualmente, 10% da exportação de soja do país são realizadas pelo terminal, existente no local há 40 anos. “A estrutura de armazéns que lá se encontra é da Cidasc e com os novos investimentos poderemos dobrar a capacidade de carga”, acrescentou Colombo.
Além disso, o governador reforçou o pedido dos parlamentares da bancada catarinense para liberação emergencial de recursos para o desassoreamento da foz do Rio Itajaí. Isto porque as últimas cheias obstruíram o rio, comprometendo e limitando a operação dos portos de Navegantes e Itajaí. “Faremos o possível para atender a este pleito, visto a situação emergencial em que se encontra o complexo”, expressou Barbalho.
Participaram da reunião os secretários de Articulação Nacional, Acélio Casagrande e da Casa Civil, Nelson Serpa; a secretária adjunta de Articulação Nacional, Lourdes Martini; e o deputado estadual Gelson Merisio.
Acesso a Ilhota
Em seguida, a comitiva se reuniu com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Valter Casimiro Silveira, para solicitar a liberação da parcela de R$ 6 milhões do convênio do acesso e da Ponte de Ilhota, na BR-470, para que a empreiteira responsável retome à obra o mais breve possível. “A obra está o final e, após concluída, trará um grande benefício para a região, que tem um fluxo muito grande de veículos”, destacou Colombo.
Foto: Fernanda Rodrigues / SAN
O valor do convênio é de R$ 14 milhões. Conforme Casimiro, diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelo Dnit, um esforço será realizado e a previsão é de que a parcela seja liberada no mês de novembro.
Informações adicionais para a imprensa
Fernanda Rodrigues
Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Articulação Nacional
E-mail: fernanda@san.sc.gov.br
Fone: (61) 3101-0900 / 99304-0198
Site: www.san.sc.gov.br