Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Governador recebe cônsul japonês...

Governador recebe cônsul japonês em Florianópolis

O governador Raimundo Colombo e o cônsul-geral do Japão para a região Sul do Brasil, Yoshio Uchiyama, participaram na manhã desta quarta-feira, dia 19, de audiência em Florianópolis para tratar da viagem da comitiva catarinense ao Japão. A vice-cônsul Nana Kawamoto também participou do encontro. 

Na próxima semana, o governador Colombo lidera comitiva de SC ao Japão para selar a abertura do mercado japonês à carne suína catarinense. Na agenda da visita, estão eventos como o seminário “Brasil-Japão: Parceria Global para o Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável”, que terá a participação da presidente Dilma Rousseff; e o seminário “A Carne Suína de Santa Catarina/Brasil no Japão”. “Essa viagem está sendo construída com muito carinho para produzir imediatos, beneficiando tanto o Japão quanto o Brasil, e Santa Catarina especialmente”, afirmou Colombo. 

Santa Catarina é o maior produtor de carne suína do Brasil e o único Estado brasileiro com certificação de área livre de febre aftosa sem vacinação. O Japão é o maior importador mundial do produto. “A nossa convivência com o Japão sempre foi muito forte. Já somos um fornecedor muito grande de matéria-prima e de carne de ave. Agora abre também esse mercado da carne suína. O Japão compra um corte diferenciado, sem osso, que agrega um valor importante e vai dar segurança e estabilidade ao mercado. É um grande passo, uma grande vitória”, acrescentou o governador Colombo.

O cônsul Yoshio Uchiyama destacou a qualidade da carne suína catarinense e disse que agora os produtores catarinenses devem fazer pesquisas sobre o paladar japonês para conquistar cada vez mais espaço no mercado, assim como já fizeram com o frango. Entre outros produtos catarinenses que interessam ao Japão, Yoshio citou o vinho produzido no Estado. Ele destacou, inclusive, que hoje o embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão, tem servido vinho catarinense na residência oficial.

A liberação

O governador Raimundo Colombo recebeu um telefonema do embaixador do Brasil no Japão, no dia 23 de maio, confirmando a liberação da carne suína de Santa Catarina. Oito frigoríficos foram habilitados a exportar carne suína ao mercado japonês nesta etapa: BRF (com as unidades de Campos Novos e de Herval D’Oeste), Seara (frigoríficos de Seara e de Itapiranga), Pamplona (Rio do Sul e de Presidente Getúlio), Aurora (Chapecó) e o Sul Valle (São Miguel do Oeste).

Mais informações

Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da redação da Secom/SC no (48) 3665-3006 ou com o jornalista Alexandre Lenzi, que acompanhou o evento, no (48) 8843-4350. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página Sala de Imprensa, no Portal do Governo do Estado. As fotos também estão disponíveis na página Galeria de Fotos e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar nofotografia@secom.sc.gov.br ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3013.
Estamos à disposição.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support