Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Governador recebe balanço parcial...

Governador recebe balanço parcial da Operação Estação Verão

Fotos: Eduardo Valente / GOVSC

Os órgãos envolvidos com a Operação Estação Verão apresentaram, nesta quarta-feira,10, um balanço parcial ao governador Jorginho Mello. As áreas da saúde, segurança pública, serviços essenciais e turismo trabalham integradas desde o mês passado para assegurar um período de tranquilidade aos catarinenses e aos turistas que visitam o estado na temporada.

“Unimos esforços e o resultado é esse aí. Números positivos, de um verão tranquilo e seguro para moradores e visitantes. Não tenho dúvida que será uma grande temporada. Seguiremos vigilantes e atuantes”, ressalta o governador Jorginho Mello.

A Secretaria da Saúde vem atuando no combate à dengue com um plano de contingência que prevê repasse de R$ 10 milhões aos municípios, além de campanhas publicitárias para conscientização. Até o momento foram pagos R$ 5 milhões. Também houve reforço nas centrais do Serviço Móvel de Urgência (Samu).

Há ainda a preocupação com o aumento das temperaturas. “Nós temos que lembrar que nós estamos com altas temperaturas e o sol muito forte. Então é muito importante cuidar das nossas crianças e de todas as pessoas com relação à proteção: sempre se proteger quando o sol estiver muito intenso e ampliar o consumo de água para a gente evitar as desidratações”, explica a secretária Carmen Zanotto.

Em outra frente, a Secretaria divide o trabalho com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para a verificação da qualidade das águas no Litoral catarinense. “A gente tem visto uma melhora em praias próprias para banho em comparação com a temporada passada. Nós começamos a nova quantidade de análise: alguns pontos terão dupla e alguns pontos terão tripla análise pelos laboratórios o que vai demonstrar com mais fidelidade a qualidade da água que o banhista está utilizando”, revelou a presidente do IMA, Sheila Meirelles.

De acordo com o cronograma pré-definido para janeiro de 2024, a partir da semana do dia 8 de janeiro, com o apoio dos órgãos parceiros, o IMA dará início ao aumento da frequência das coletas em 82 pontos definidos pelo Termo de Cooperação entre Órgãos Estaduais.

Segurança

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) também divulgou o balanço da segunda semana da operação Estação Verão 2023/2024, que tem como objetivo garantir a segurança no litoral catarinense durante a temporada. Desde o início dos trabalhos, a PMSC atendeu 42.946 ocorrências.

“O diferencial é que a Polícia Militar, este ano, está trabalhando intensamente no conceito de preservação da ordem pública. Um exemplo é a operação que ocorreu no Natal e no ano novo, a mais tranquila sem precedentes na corporação. E todos os nossos indicadores criminais estão em queda. O que faz com que o Brasil olhe para cá e as pessoas tomem a decisão de vir para cá, porque estará seguro e vai poder curtir suas férias com todo esse apoio do Governo de Santa Catarina”, avalia o comandante-geral da PMSC, Cel. Aurélio Pelozato

Já a Polícia Civil empregou 400 policiais, um aumento de 4,5% no efetivo para o período. O grupo está distribuído em 29 cidades e tem à disposição 45 veículos, entre eles três quadriciclos, uma delegacia móvel e 41 viaturas.

A Polícia Científica também está empenhada e já realizou 3.914 exames nas cidades do Litoral, com especial destaque para o caso da morte de quatro jovens em uma BMW, em Balneário Camboriú, na virada do ano.

Desde o dia 16 de dezembro de 2023, período em que começou a temporada da Operação Veraneio 2023/2024, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) já salvou 1.097 pessoas que estavam em situação de risco, sendo por arrastamento em correntes de retorno ou afogamentos no litoral catarinense. Todas essas pessoas eram potenciais vítimas a virem a óbito.

Como o foco principal é a prevenção com vistas em reduzir o número de mortes por afogamento em Santa Catarina, o CBMSC realiza uma série de ações para orientar o cidadão. Por meio das bandeiras nos postos guarda-vidas, a corporação informa a população sobre as condições do mar naquele dia. As bandeiras retangulares são fixadas nos postos e têm significados diferentes de acordo com a cor.
Além disso, diariamente são realizadas ações de prevenção direta em todas as 155 praias, dos 35 municípios catarinenses que estão com postos ativos.

Água e Luz

A Estação Verão também tem como foco manter o fornecimento de energia elétrica e água e esgoto com qualidade para a população catarinense. A Casan divulgou números extremamente positivos para o período: 124 novos reservatórios, 10,1 milhão de litros de água no litoral de aumento de reservação (20% a mais em Santa Catarina), 16 perfurações de poços para captar água bruta, redução de 41% de falta de água em relação à temporada passada, aumento de consumo de 15% na temporada 23/24 em relação à temporada 22/23.

A Celesc também vem desenvolvendo um trabalho diferenciado na prevenção. Até agora foram nove equipes extras Pesadas de Manutenção, dobrando o efetivo no Litoral, 1.200 eletricistas e atendentes mobilizados para atender a população, transformadores móveis (Subestações Volantes) em locais próximos a região de grande consumo, disponibilização de seis torres modulares para linhas de alta tensão, inspeções termográficas em todos os alimentadores do litoral. Além disso o número de desligamentos pontuais não chegou a 0,5% da disponibilidade para o período. Como exemplo dos resultados alcançados, na Grande Florianópolis, houve somente um em Praia de Palmas, quatro na Pinheira e três transformadores queimados capital.

Turismo

O Estado está o trabalho de fortalecimento do turismo. Para isso, a Secretaria do Turismo vem trabalhando desde o começo da operação com uma estimativa de crescimento de 20% na oferta rodoviária internacional e aumento de 1,5 milhões de veículos nas vias pedagiadas pela CCR. Quando se fala em acesso pelo mar os dados refletem mais otimismo com a expectativa de que seja a maior temporada de cruzeiros da nossa história e a chegada de 400 mil turistas de navios. Outros 1,1 milhão de visitantes devem passar pelos aeroportos do estado. Vale lembrar que a Estação Verão vai até o mês de março.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support