Governador participa da entrega do Prêmio Empreendedor José Paschoal Baggio na Serra Catarinense
Na 17ª edição, o Prêmio Empreendedor José Paschoal Baggio, do jornal Correio Lageano, homenageou, na noite desta quinta-feira, 26, as 55 empresas da Serra Catarinense que se destacaram pela excelência na prestação de serviços e pela movimentação econômica, com base no retorno de impostos aos municípios.
Fotos: Julio Cavalheiro / Secom
>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça download
O governador Raimundo Colombo participou do evento e destacou o dinamismo da economia catarinense. “Nós temos um modelo econômico bastante diversificado, com uma tradição de crescimento e agregação de valor, de desenvolvimento tecnológico que nos torna competitivos. É muito bom participar desse momento onde a gente pode reconhecer e premiar as pessoas que fazem isso no dia a dia”, afirma Colombo.
A diretora do Correio Lageano, Isabel Baggio, disse que ao longo dos 17 anos do maior prêmio empresarial da Serra Catarinense, foi possível testemunhar o quanto a região se diversificou economicamente. “No início, eram apenas empresas de Lages e, na grande maioria das vezes, envolvidas com a atividade madeireira e agora são premiadas empresas dos mais diversos segmentos e com uma maior participação dos municípios que formam a microrregião”, pontua.
Ainda segundo Isabel Baggio, o prêmio faz parte da filosofia de trabalho do Correio Lageano de incentivar o empreendedorismo. “Queremos reconhecer quem trabalha, investe, produz e traz divisas para os municípios da região e do Estado de Santa Catarina”, acrescenta.
Um dos empresários homenageados teve reconhecida uma trajetória construída com muita simplicidade, dedicação e otimismo. Em 1994, Assis Strasser transformou o sonho de melhorar a produtividade no campo, na GTS do Brasil, indústria de máquinas e implementos agrícolas.
De Lages, a família Strasser, pioneira no plantio de milho em espaçamento reduzido no Brasil, resolveu inovar o Sistema Tradicional de Plantio praticado na época, unificando os espaçamentos das culturas de verão que correspondem ao plantio de milho, soja e feijão.
Como o grande problema da época era o de não haver no país plataforma que colhesse milho com espaçamento de 50 cm, os Strasser transformaram a primeira plataforma de milho, de 70 cm para 50 cm, e animados com os excelentes resultados, resolveram criar uma empresa para produção de plataformas, buscando parcerias no exterior.
No ano de 2000, conquistaram dois sócios já industriais por mais de 30 anos para comporem a sociedade, com a união de três famílias Garro, Tanzi e Strasser. Com sede em Lages, a GTS do Brasil é uma empresa com capital 100% brasileiro e pioneira no desenvolvimento de plataformas colhedoras de milho em estrutura de alumínio na América do Sul.
“Construímos uma história que deu certo até hoje por conta de um posicionamento muito focado no planejamento de expansão com responsabilidade, tecnologia e qualidade”, observa Assis Strasser.
Para o empresário, mesmo no momento em que o país passa por dificuldades econômicas, um empreendedor não pode se deixar contaminar pelo clima de pessimismo. “É o momento de levantar mais cedo e trabalhar mais. Não temos só o Brasil, temos um mundo para explorar e encontrar boas alternativas de negócios. Só precisamos mostrar que sabemos fazer bem feito”, conclui um dos empresários homenageados da noite.
Autoridades homenageadas
Durante a entrega do prêmio aos empreendedores de destaque da Serra Catarinense, o governador Raimundo Colombo foi agraciado com um troféu em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no Governo do Estado. O deputado federal Jorginho Mello, e Israel Marcon, vice-presidente regional da Fiesc, representando o presidente da instituição, Glauco Corte, também receberam troféus em reconhecimento ao trabalho que desempenham pelo Estado.
{article Francieli Dalpiaz}{text}{/article}