Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Governador Raimundo Colombo participa...

Governador Raimundo Colombo participa da abertura da 16ª Itaipu Rural Show em Pinhalzinho

O governador Raimundo Colombo participou, nesta quarta-feira, 29, da abertura oficial da 16ª Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, no Oeste do Estado. A feira, que vai até o sábado, 01/02, tem como tema “Gestão da Propriedade: É hora de entrar em campo!”. O evento mostra aos produtores rurais de pequeno e médio porte, técnicos e dirigentes de todo país a evolução e as tendências do agronegócio, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

“Santa Catarina é um Estado com extensão territorial muito pequena, e nós precisamos ter produtividade e tecnologia. Acredito que estamos no caminho certo. O Itaipu Rural Show é uma vitrine para empreendedores rurais buscarem a evolução das novas tecnologias de forma sustentável, além de mostrar a organização e o espírito cooperativo”, disse Colombo.

Apesar do Estado ter 1,13% do território nacional, é o quinto produtor de alimentos. Santa Catarina é referência internacional em alimentos industrializados à base de frango e suínos. É o maior produtor nacional de carne suína, maçã, ostra, marisco, pescados e cebola; é o único habilitado a vender carne suína para o Japão e único livre de febre aftosa sem vacinação e com certificação da organização mundial de saúde animal. É o segundo produtor de frango, arroz, fumo e terceiro produtor de banana e trigo e quarto de mel.

Outro diferencial que mostra a importância da feira é a estrutura fundiária de Santa Catarina, que é baseada na agricultura familiar. Nove entre dez propriedades rurais têm menos de 50 hectares e elas respondem por 70% da produção agropecuária, com 572 mil pessoas empregadas. O agronegócio representa 62% das exportações catarinenses. “Esses dados evidenciam a qualidade empreendedora dos agricultores do nosso Estado”, salientou o governador.

 A feira é organizada pela Cooperativa Regional Itaipu (Cooperitaipu). O evento apresenta diversos exemplos que retratam a administração e gestão de uma propriedade na atualidade. O presidente da Cooperitaipu, Arno Pandolfo, destacou que a feira tem a participação de mais de 300 expositores, com a expectativa de receber uma média de 60 mil visitantes. “Temos que trabalhar a gestão da propriedade, facilitando o crescimento desses produtores rurais. A Itaipu é show de tecnologia. É uma maneira rápida para repassar informações aos produtores.”

O secretário regional de Maravilha, Valci Dal Maso informou que como incentivo aos produtores rurais da região de Maravilha e Palmitos, que somam mais de 20 municípios, o Governo do Estado distribuiu no último ano, por meio do Programa Terra Boa, 15,5 mil toneladas de calcário, o que representa 12,95% do total distribuído no Estado. Outras 32,4 mil sacas de milho também foram repassadas aos agricultores, correspondendo a 17,9% do total. Tem ainda o Programa Juro /Piscicultura, onde o governo paga o juro, Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), que consiste em financiamentos direto ao produtor, para auxiliar na compra de maquinários, equipamentos, além do SC Rural e outros.

Foto: Jaqueline Noceti/ Secom.  Mais imagens na galeria de fotos

Dados do agronegócio
(Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura)

Arroz
Santa Catarina é o segundo maior produtor nacional de arroz, ainda que com uma área bem inferior a de vários outros estados da Federação. As estimativas da Epagri/Cepa para a safra 2013/14 são de uma área plantada de 146.800 hectares, uma produção de 1.100 mil toneladas e um rendimento médio de 7.483 kg/ha.

Milho
Segundo o IBGE/GCEA, a área plantada com milho na safra 2013/14 é de 465,4 mil hectares, 3,9% abaixo dos 484,4 mil hectares plantados na safra 2012/13. A produção esperada é de 3,29 milhões de toneladas, pouca coisa menor do que os 3,33 milhões de toneladas produzidos na safra 2012/13. Portanto, a expectativa é de que o rendimento médio cresça 3% da safra anterior para essa. O rendimento esperado para a safra 2013/14, de 7.075kg/hectare, é um recorde histórico para o Estado.

 Soja
A produção catarinense de soja de 2007/08 para 2012/13 aumentou 64,3%, pelo crescimento de 35,2% da área plantada e pelo crescimento de 21,5% do rendimento médio. O rendimento cresceu porque Santa Catarina tem um nível tecnológico igual aos melhores estados do Brasil o que em tempos normais proporciona o crescimento constante da produtividade. Para a safra 2013/14, o IBGE prevê que a área de soja aumente 4,3%. Com isso a produção de soja deverá aumentar 8,5%.

Maçã
As estimativas para a safra nacional 2012/13 de maçã são de 1,227 milhãotoneladas, área colhida de 38 mil hectares e rendimento médio de 32,3 toneladas por hectare. São Joaquim lidera a produção estadual, com 251 mil toneladas, seguido pelo município de Fraiburgo, com 115 mil toneladas, Bom Jardim da Serra, com 49 mil toneladas, Bom Retiro e Monte Carlo, com 39 mil toneladas cada e Urubici, com 25 mil toneladas.

Banana
A safra catarinense de 2013 de banana apresenta uma área a ser colhida de 29,2 mil hectares, podendo atingir uma produção de 684 mil toneladas e rendimento médio de 23,5 toneladas por hectare.Para 2014, os preços no produtor e atacado devem continuar valorizados. A expectativa do setor é de manutenção das vendas nos principais centros consumidores nacionais e de expansão do número de negócios para exportação.

Leite
Santa Catarina é o quinto produtor nacional, responsável por 8,4% do volume produzido e sua produção total deverá girar em torno de 2,7 bilhões de litros.

Bovinocultura
Apesar do status sanitário privilegiado, Santa Catarina continuará deficitária na produção de carne bovina para atendimento do mercado local, bem como, para prover exportações em larga escala.

Recorrentes incentivos à produção pecuária, especialmente localizados  no planalto serrano, aliado ao perfil conservador dos produtores não permitirá alterar drasticamente  o desempenho do Estado como produtor no curto prazo, o qual permanecerá com ingressos de US$ 15 milhões para 2014, muito pouco, frente a expectativa de recorde de vendas ao redor de US$ 8 bilhões previstos para 2014.

Suinocultura
Vários órgãos de pesquisa apresentam  um cenário positivo para a indústria de carne suína em 2014, onde teremos limites para ampliação da oferta, associado a uma expectativa de incremento da demanda da China considerando dentre outros fatores, a valorização dos preços da carne bovina e de frango, mas associado a outros efeitos conjunturais dos mercados limitará o aumento de preço.

O cenário catarinense se expressa pela exportação de carne suína para o Japão. Liderado inicialmente pela Cooperativa Central Aurora, existe a possibilidade do Estado mais que dobrar as exportações desse segmento passando de 180 mil toneladas em 2012 para 380 mil ton. em 2014.

Mais informações
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da redação da Secom/SC no (48) 3665-3006 ou com a assessora Elisabety Borghelotti, que acompanha o governador. O celular da assessora é (48) 98843-5460. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página Sala de Imprensa.
As fotos também estão disponíveis na página Galeria de Fotos e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar no fotografia@secom.sc.gov.br ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3014.

Estamos à disposição.