Governador Raimundo Colombo e prefeito de Joinville buscam apoio para projetos de Defesa Civil e Mobilidade Urbana, em Brasília
Obras de defesa civil, mobilidade urbana e o apoio para a execução de um projeto de drenagem urbana em Joinville foram os pleitos apresentados pelo governador Raimundo Colombo e o prefeito de Joinville, Udo Döhler, ao ministro das Cidades, Gilberto Kassab, nesta quarta-feira, 10, em Brasília.
Foto: Julio Cavalheiro/Secom
Raimundo Colombo pediu apoio do ministro para demandas como o projeto de relocação de casas que estão em área de risco e, na área da mobilidade urbana, para a restauração da ponte Hercílio Luz. “Estamos avançando nas negociações com a empresa americana que deverá assumir a restauração e, assim, que o orçamento final for apresentado e o projeto for discutido com a sociedade, já há o sinal verde para o apoio financeiro do ministério das Cidades”, afirma Colombo.
O projeto de relocação de casas prevê a remoção de duas mil residências que estão mapeadas em área de risco em todo o Estado. “Queremos garantir que as famílias estejam seguras e não sofram mais com um problema recorrente que traz medo e prejuízos, especialmente no Vale do Itajaí”, diz o governador.
De acordo com a Secretaria de Estado da Defesa Civil, o projeto de relocação das casas é feito em parceria com os municípios, que fornecem a nova área para a construção de casas modulares com 40 metros quadrados. Também fica estabelecido que as áreas de risco ficarão interditadas para a construção de outras obras.
O município de Joinville também está se articulando para investir na prevenção. O projeto que o prefeito Udo Döhler apresentou prevê a drenagem de todas as bacias do município e está orçado em R$ 2 bilhões. “Queremos evitar que as famílias sejam afetadas por inundações”, salienta o prefeito.
>>> Ouça a entrevista do governador na Rádio Secom
O ministro Kassab elogiou a iniciativa e, por se tratar de um projeto de alto custo, sugeriu apoio na criação de um plano diretor para executar o trabalho em etapas. “É mportante dar o primeiro passo e seremos parceiros pra ver a execução desse projeto avançar”, garante o ministro, que manifestou o interesse de visitar o Estado ainda esse mês para anunciar obras de pavimentação em dez cidades catarinenses.
Leia também:
{article Francieli Dalpiaz}{text}{/article}