Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Raimundo Colombo apresenta Fundam...

Raimundo Colombo apresenta Fundam 2 aos prefeitos da região da Foz do Rio Itajaí


Fotos: James Tavares / Secom

O roteiro de apresentações da segunda etapa do Fundam, pelo governador Raimundo Colombo, chegou à região da Foz do Rio Itajaí. Na tarde desta quarta-feira, 28, o encontro com os prefeitos de 11 municípios foi na sede da AMFRI, em Itajaí. “É uma oportunidade para mostrar o que deu certo e foi realizado na primeira edição e definir a melhor dinâmica para colocarmos em prática o Fundam 2, com a participação dos gestores municipais”, disse o governador.

Colombo defendeu que fortalecer os municípios, especialmente os menores, é fundamental para manter a boa distribuição demográfica de Santa Catarina. Essa característica, segundo o governador, é o que faz a diferença para o bom desempenho do Estado diante da crise. “Temos um modelo em que cada município contribui com a força do trabalho, da produção diversificada. É isso que precisa ser mantido, precisamos estimular que as pessoas queiram ficar em seus locais de origem, não precisem migrar para os grandes centros, e pra isso, elas precisam ter condições e qualidade de vida”, acrescentou Colombo.

Ele destacou que Santa Catarina foi o último Estado a entrar na crise e será o primeiro a sair dela, por conta de escolhas acertadas. “Investimos no nosso turismo e tivemos uma boa temporada de verão; na safra, e o clima nos ajudou com uma produção extraordinária; e nas exportações que até agora tem ajudado a puxar a economia em setores importantes”. Colombo considerou também a decisão do Estado em não aumentar impostos.”Somos competitivos, atraímos grandes investimentos porque está mais barato produzir aqui”, completou.

>>> Mais imagens na galeria

Depois de ouvir e conhecer os pleitos de todos os prefeitos, o governador reforçou a importância da segunda edição do Fundam e reafirmou que é fundamental para o crescimento social e econômico de Santa Catarina.”Um estado forte se faz com municípios fortes. Com o Fundam, eles têm o recurso e a autonomia de realizar as obras que vão, realmente, atender as demandas de cada comunidade”, concluiu.

Fundam na região da AMFRI

Para os 11 municípios da AMFRI foram disponibilizados na primeira edição do Fundam mais de R$ 30 milhões. Os recursos foram investidos em infraestrutura, aquisição de máquinas, construção de ponte e de centro de atendimento à criança, adolescente e à família.

O Fundam

Iniciativa do Governo do Estado, a primeira edição do Fundam distribuiu R$ 606 milhões em todo o Estado para investimentos nos municípios catarinenses, em diferentes áreas, especialmente saúde, educação, saneamento básico e infraestrutura.

Como cada município podia apresentar até dois projetos. Foram assinados 453 convênios, que possibilitaram a compra de 976 equipamentos, máquinas e veículos, a realização de 56 obras e a pavimentação de 1.358 ruas, o que corresponde a 538 quilômetros lineares pavimentados.

Esta foi a nona de 21 reuniões regionais previstas para apresentação do Fundam 2 pelo governador Colombo. Além de Itajaí, já sediaram encontros as cidades de Mafra, Tubarão, Jaraguá do Sul, Chapecó, Criciúma, Rio do Sul, Blumenau e Lages.

{article Francieli Dalpiaz}[text]{/article}