Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. Governador prestigia posse da...

Governador prestigia posse da nova presidência do Tribunal de Contas do Estado

O governador Jorginho Mello prestigiou nesta segunda-feira, 13, a posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Herneus de Nadal, de seu vice-presidente, conselheiro José Nei Ascari, e do novo corregedor, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, ex-presidente e que no ato transmitiu o cargo para Herneus.

“É um momento importante do Tribunal de Contas, que sempre foi um parceiro vigilante de todos os gestores. Estou aqui para prestigiar o Adircélio, que fez uma bela gestão, e o Herneus, que é um amigo de Assembleia e um homem simples que agora tem a oportunidade, depois de 14 anos aqui no TCE, de ser o presidente”, disse o governador.

Prestigiado, o evento no TCE reuniu mais de mil pessoas que também acompanharam a transmissão do cargo. Estavam presentes autoridades de várias instituições: TJSC, STJ, MPSC, MPC, ex-governadores, deputados estaduais, secretários de Estado e prefeitos, entre outros.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

:: Mais fotos no álbum

Após ser empossado como novo presidente do tribunal, o conselheiro Herneus explicou as prioridades de sua gestão: “Temos alguns temas que nos são caros: uniformização das auditorias realizadas pelos tribunais e a governança para que a gente consiga fazer mais com menos, de uma forma efetiva levar serviços para a população. Além disso, a conexão, fazer com que exista o controle social do recurso público para o dinheiro chegue lá na ponta, na Segurança Pública, na Educação, na Saúde, em todos os setores essenciais”.

O conselheiro assume com um discurso de continuidade, de manter o bom trabalho desenvolvido por seu antecessor. “Menos à posteriori, mais preventivo e concomitante. Menos refratário e mais propositivo. Ninguém conhece melhor as dificuldades da gestão que o próprio gestor público. Temos que ouví-los”, disse em seu discurso de transmissão do cargo o conselheiro Adircélio.

Essa mudança de perfil de atuação por parte do TCE foi um dos pontos de inovação destacados pelo governador Jorginho. “Eles inauguram uma nova fase, que não é da punição primeiro, mas da orientação primeiro. Há uma nova postura hoje, de modernidade, de orientar e evitar demandas, ajudam muito os gestores a não errar”, disse.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support