Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cultura
  4. /
  5. Governador participa de noite...

Governador participa de noite de homenagens aos “amigos do Bolshoi” em Joinville

Um espetáculo pensado na gratidão. Foi assim que a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, homenageou, na noite desta quarta-feira, 12, autoridades – pessoas físicas e jurídicas – que ajudam a manter a Escola ao longo de seus 18 anos. O governador Eduardo Pinho Moreira prestigiou a apresentação “Gala Especial Amigos do Bolshoi” e recebeu um  troféu simbolizando o gesto de agradecimento por parte da diretoria e dos alunos da Escola.

Eduardo Pinho Moreira disse que o momento era de reconhecimento à luta de pessoas como o ex-governador Luiz Henrique da Silveira que foi um dos principais idealizadores do projeto de trazer uma escola do Bolshoi para Joinville, competindo com uma série de outras cidades do mundo. “A luta dele inspirou uma profunda admiração pela arte que só cresceu diante dos talentos que são revelados pela escola. Isso reforça o nosso compromisso em continuar sendo parceiro do Bolshoi”, expressou Eduardo Pinho Moreira.

O presidente da Escola Bolshoi, Valdir Steglich, destacou que a parceria com o Governo do Estado e com os demais apoiadores, pessoas físicas e jurídicas, foi fundamental ao longo destes 18 anos. “Com a ajuda de todos projetamos o nome de Joinville e de Santa Catarina para o Brasil e para o mundo. Nos tornamos uma referência de excelência na arte da dança”, agradeceu.

Para celebrar a noite de homenagens, alunos das séries iniciais do Bolshoi e profissionais da companhia apresentaram o espetáculo Gala Bolshoi. A Escola apresentou as danças Polovitsianas da Ópera “O Príncipe Igor”.

A obra narra a passagem do Príncipe no cativeiro, durante a guerra com os Polovitisianos – povo nômade do século XII. O palco do Teatro Juarez Machado se transformou numa mistura de cores e emoções encantando e fortalecendo cada vez mais a amizade com a plateia de amigos do Bolshoi.

 

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Atualmente, 213 alunos de 22 estados brasileiros e três países estão em formação na Escola. Todos eles são bolsistas e o custo anual para manter a estrutura que é oferecida de graça, chega a R$ 8,7 milhões.

No último ano, a origem dos recursos para a escola foram 38% do Governo do Estado; 35% Amigos do Bolshoi e 27% de outras fontes. Ao todo, 24 professores e pianistas e 51 profissionais de diversas áreas atendem as demandas de alunos e da instituição.

Em 18 anos de história a Escola já formou 321 alunos e 72% estão empregados na área da dança, apresentando a arte em palcos de todo o mundo.