Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Governador participa de evento...

Governador participa de evento para incentivar pesquisas no Atlântico

Florianópolis sediará a 2ª Reunião Ministerial e Diálogo de Alto Nível Indústria-Ciência-Governo sobre interações atlânticas nos dias 19 a 21 de novembro. O encontro discutirá a criação do Centro Internacional de Pesquisa do Atlântico (em inglês Atlantic International Reseach Center, sigla AIR Center). A abertura oficial será nesta segunda-feira, 20, às 9h no Costão do Santinho Resort, Golf & Spa, com a presença do governador Raimundo Colombo, do ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil, Gilberto Kassab, e do ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor.

A programação conta com diálogo plenário entre ministros, governos, indústrias, líderes de pesquisas sobre a implementação da agenda P&D sobre “Interações Atlânticas” e implementação do Centro Industrial de Pesquisa Atlântica (AIR Center). Também estão previstas oficinas de pesquisas paralelas e a assinatura de memorandos de entendimentos para criação do centro.

A construção do AIR Center foi proposta pelo governo português durante a 1ª Reunião da Subcomissão de Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação entre Brasil e Portugal, realizada em 30 de junho de 2016 e liderada, do lado brasileiro, pelo secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), Jailson de Andrade. A delegação portuguesa manifestou interesse pela cooperação no Atlântico, ressaltando a oportunidade de aproveitar estruturas científicas já existentes para o desenvolvimento de uma plataforma de pesquisa internacional. 

Envolvimento de SC

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Gargioni, acompanha a proposição do novo centro, tendo participado, em julho deste ano, em Lisboa, do lançamento da Declaração de Belém para Pesquisas no Oceano Atlântico e Cooperação em Inovação. Este tratado de cooperação científica firmado por Portugal, África do Sul e Brasil – assinado pelo ministro Kassab – previa maior cooperação em pesquisa no Atlântico Sul e Tropical e em outros oceanos austrais, diante da influência marinha no clima e, consequentemente, em atividades de agropecuária, mineração, pesca e aquicultura, transporte e turismo.

No mesmo mês, Gargioni e o secretário executivo de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira, receberam o ministro português, para combinar a realização da segunda reunião voltada à implantação do AIR Center no Costão do Santinho. Por sua ligação cultural com o arquipélago açoriano, Florianópolis foi escolhida para sediar o evento e o Governo do Estado garantiu apoio institucional.  

Informações adicionais para imprensa:
Heloisa Dallanhol
Assessoria de Imprensa 
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC – Fapesc
E-mail: heloisa@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-4812 / 98418-1180
Site: www.fapesc.sc.gov.br