Governador participa da inauguração da nova Unidade de Beneficiamento de Sementes em Lages
O governador Raimundo Colombo participou nesta terça-feira, 1º de dezembro, da inauguração da segunda Unidade de Beneficiamento de Sementes da Cooperativa Agropecuária do Planalto Serrano (Cooperplan), na Área Industrial do município de Lages, na Serra Catarinense. A nova unidade pretende quintuplicar a produção por hora de sacas de sementes.
Fotos: Julio Cavalheiro / Secom
>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download
“Vai agregar valor para o setor de grãos que aqui na Serra sempre foi um desafio pelo clima, pelo solo e também por não ter a cultura desse tipo de empreendedorismo. Isso está mudando, o que podemos observar com o volume plantado hoje, que já é expressivo”, disse Colombo.
O governador destacou que é um potencial imenso para a região e para uma área muito expressiva que tem a possibilidade de se desenvolver com novas plantações, o que valoriza a pecuária. “É um passo decisivo no desenvolvimento da região. Um ciclo curto com benefício rápido que vai promover o desenvolvimento do nosso Estado. Hoje somos importadores de grãos do Mato Grosso do Sul e do Paraná e com a nossa produção vamos fortalecer a economia de Santa Catarina e conquistar um bem-estar social com a geração de empregos e aumentar a renda”.
Com a nova unidade, a capacidade de produção passa de 50 para 250 sacas de sementes por hora, com um sistema totalmente automatizado que recebe, seca e armazena. Os investimentos chegaram a R$ 10 milhões, com recursos da cooperativa, para construção da estrutura. “O sistema automatizado possibilita vendê-las com alto padrão, até mesmo na safra seguinte, aumentando em até 15% o valor agregado sobre o produto”, destacou o diretor comercial da Cooperplan, Luis Carlos Uncini.
A empresa foi fundada em 12 de novembro de 1993 e em 2008 inaugurou a sua primeira unidade de beneficiamento de sementes com capacidade de até 50 sacas (duas toneladas) por hora. São 270 associados e cerca de 50 funcionários, número que dobra durante a safra. Atende principalmente os municípios de Lages, Correia Pinto, Campo Belo do Sul, Capão Alto e São José do Cerrito.
O foco principal é a produção de grãos, entre eles o milho, a soja, o feijão e o trigo, que na safra de 2014/2015 superou a marca de 70 mil toneladas e para a próxima safra a expectativa é um aumento de 15 a 20% na produção total.
O engenheiro agrônomo e produtor de sementes, Eduardo Uncini, enfatizou que a ideia é qualificar e valorizar a produção. “Temos hoje condições de produzir sementes com intuito de vender a produção com valor maior, agregando valor ao produto, aumentando o retorno financeiro. Além disso, temos uma semente de qualidade reconhecida, diferente se comprar semente de outros fornecedores”.
Na oportunidade, o governador recebeu uma homenagem pela doação do terreno durante sua gestão como prefeito de Lages, o que possibilitou o início das atividades da empresa há 22 anos.
Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC