Governador participa da abertura da segunda Vindima de Altitude em São Joaquim
O governador Raimundo Colombo prestigiou a abertura da segunda edição da Vindima, em São Joaquim, nesta quinta-feira, 26. O evento celebra a colheita das uvas que são usadas na produção de vinhos finos nas regiões de altitude do Estado, em cidades da Serra e do Meio-Oeste catarinense.
>>> Imagens para download na galeria
“A Vindima integra, potencializa e dá ainda mais credibilidade ao produto que já se destaca pela qualidade. Essa é uma atividade que merece todo nosso apoio e reconhecimento porque coloca o nome do nosso Estado ao cenário tão seleto dos bons produtores de vinhos”, disse o governador.
Ao todo, 11 vinícolas de 10 municípios das duas regiões estão envolvidas no evento. Elas representam uma cadeia produtiva que já é a terceira atividade econômica mais representativa do município de São Joaquim. Segundo informações do presidente da Vinho de Altitude, que reúne produtores do setor, Acari Amorim, em Santa Catarina são 100 produtores envolvidos em 35 projetos diferentes, sendo que 20 vinícolas já têm vinho no mercado.
” Somos reconhecidos como produtores de vinhos de alta qualidade. Produzimos um vinho único, característico da região de altitude” ressalta Amorim. São Joaquim, está a 1.360 metros acima do nível do mar e as condições climáticas da região favorecem o cultivo de variedades nobres de uva, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc.
Ainda segundo dados da Vinhos de Altitude, desde os primeiros plantios, em 1999, até as atuais estruturas de vinícolas, em Santa Catarina, já foram investidos mais de meio bilhão de reais na implantação dos vinhedos, equipamentos e tecnologias utilizados na produção. Por ano, são envasadas um milhão de garrafas, resultado da safra obtida das parreiras cultivadas em uma área de 500 hectares. Em 2014, a colheita passou de um milhão de toneladas de uvas, e esse ano, a expectativa dos produtores é superar a marca, por conta de melhores condições do clima.
Para o secretário de Estado do Turismo, Filipe Mello, a ascensão do setor trará benefícios para a economia do Estado e a Vindima é o momento de comemorar e reconhecer o turismo do vinho como uma oportunidade rentável de crescimento. “O evento ocorre pra confirmar o desenvolvimento das regiões produtoras e do nosso Estado em torno do enoturismo, a exemplo de cidades de outros países que progrediram junto com a atividade tanto no aspecto econômico como social”, compara o secretário.
A Vindima vai até domingo, 29, com uma programação especial em vinícolas dos municípios de São Joaquim, Lages, Campo Belo do Sul, Urubici, Videira, Urupema, Monte Carlo, Treze Tílias e Água Doce. Ao longo da programação estão previstas atividades como almoço, café colonial, jantar e happy hours nas vinícolas, apresentações de música e dança, seminário, exposição de trabalhos estudantis e missa festiva. Haverá ainda duas apresentações da Escola do Teatro Bolshoi, em São Joaquim.
Visita às obras da SC-114
O governador Raimundo Colombo fez o deslocamento terrestre de Lages a São Joaquim, pela SC-114, que está em obras de revitalização, e parou no percurso para conferir o trabalho da empresa responsável pelo trecho. “Agora sim, depois de trocarmos duas vezes de empresa, as obras estão avançando em um ritmo satisfatório. Vamos nos manter vigilantes pra que o cronograma não sofra com atrasos”, disse Colombo.
Foto: Julio Cavalheiro / Secom
A reabilitação da rodovia, entre os municípios de São Joaquim e Painel, avança com seis frentes de trabalho e 16% da obra executada. Em uma das frentes está sendo realizada a pavimentação da primeira camada de asfalto, do portal de saída para Lages, sentido Painel. Com investimento de R$ 55,7 milhões do Governo do Estado, através do Pacto por Santa Catarina, a rodovia será reconstruída numa extensão de 55,1 quilômetros.
A obra também inclui restauração dos acostamentos, alteração de traçado em curvas acentuadas, implantação de 14,6 quilômetros de faixas adicionais e cinco interseções de acesso. Na área urbana, de portal a portal, serão pavimentados 3,8 quilômetros. Oescoamento de mais de 80% da safra da maçã e outros produtos agropecuários da região é feito pela SC, que é a principal ligação de São Joaquim a Lages, na Serra Catarinense.
Revitalização de praça também conta com apoio do Governo do Estado
Durante a solenidade de abertura da Vindima, nesta quinta-feira, 26, em São Joaquim, foi oficialmente inaugurada a revitalização da Praça João Ribeiro, que fica no Centro da cidade.
Foto: Julio Cavalheiro / Secom
A reforma do local conta com investimentos do Governo do Estado, via Funturismo, de R$ 150 mil. O local, bastante frequentado por turistas, especialmente durante o inverno, recebeu reforma da concha acústica, sanitários públicos, construção de muretas nos canteiros e instalação de luminárias.
Morador de São Joaquim há dois anos, o aposentado Lúcio Barroso, deixou o Rio de Janeiro e veio em busca de tranqüilidade e qualidade de vida. “Vinha pra São Joaquim a passeio e gostei tanto do lugar que decidi morar aqui. A praça é um local que eu sempre frequentava e agora dá gosto de visitar, tá muito mais bonita e pronta pra receber os turistas no inverno”, elogia o morador.
Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz
Assessoria de Imprensa Secom
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3005/8843-5676
Site: www.sc.gov.br