Governador participa da abertura da Festa Nacional do Pinhão em Lages
O governador Raimundo Colombo participou na noite de sexta-feira, 29, da abertura da 27ª edição da Festa Nacional do Pinhão, em Lages, na serra catarinense. O Estado apoiou o evento com R$ 350 mil, do Fundo do Turismo, Cultura e Esporte, para o custeio de despesas do evento.
Foto: Julio Cavalheiro / Secom
>>> Imagens para download na galeria
O convênio com a prefeitura foi assinado durante a solenidade de abertura, no Parque de Exposições Conta Dinheiro. O evento, que segue até o dia 7 de junho, tem como principais atrativos a gastronomia regional, além de shows nacionais e apresentações culturais.
“A Festa do Pinhão propicia o reencontro e encontro de amigos, novas amizades e o convívio. Esse evento representa a nossa história, cultura, valores, tradição, e sobretudo a nossa filosofia que é o desejo do convívio e da harmonia. Esse é o serrano, é assim que vivemos. É um evento consagrado, que promove Lages e a nossa gente”, disse Colombo.
O evento, conforme a Comissão Organizadora, deve reunir mais de 200 mil pessoas e movimenta o comércio e a economia, além de difundir e fortalecer a cultura e o tradicionalismo regional. A ocupação hoteleira chega a 90%. No parque onde é realizada a festa, são mais de 60 estandes de comidas com receitas à base de pinhão, como o entrevero e a paçoca, e bebidas como o poncho, quentão e outros pratos típicos. Além disso, festa gera empregos temporários e permanentes.
O prefeito em exercício de Lages, Toni Duarte, salientou que para a realização da festa o apoio do Governo do Estado e da população do município foi fundamental. “Trabalhamos contra o tempo, mas sabemos que vale a pena. Serão dez dias de alegria, música, dança e gastronomia mas acima de tudo de grande amizade. Lages abre os braços para receber os turistas.
Foto: Julio Cavalheiro / Secom
Participaram da abertura o ministro do Trabalho e Emprego,Manoel Dias, o secretário da Comunicação, Walter Bier, deputados e outras autoridades.
Sobre a festa
A Festa Nacional do Pinhão é um evento gastronômico e cultural. A primeira edição ocorreu na década de 70, como uma mostra de campo, denominada Festa do Interior, constituída por boxes de costaneira, cobertos de esteiras e taquaras, folhas de xaxim e até mesmo de butiazeiros. Eram servidos pratos típicos salgados, doces caseiros e bebidas, como paçoca de pinhão, entrevero, quentão. As atrações ficavam por conta de apresentações regionais, bailes, domingueiras e outras, como torneio de laço, concursos, trovas e missa campeira (crioula).
Com o tempo, a Festa do Pinhão se tornou um evento indispensável no calendário turístico de Santa Catarina. O que era apenas uma manifestação da cultura lageana ganhou destaque nacional que atrai todos os anos mais de 200 mil pessoas, em grande parte, turistas das regiões Sul e Sudeste.
Nesses 27 anos de evento se estima que o Parque de Exposições Conta Dinheiro, local de sua realização, já tenha recebido mais de 6 milhões de pessoas. Em cada edição são realizados mais de 250 shows em cinco palcos diferentes.
Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: bety@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3005/8843-5460
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC