Governador nomeia embaixador honorário de Santa Catarina na Catalunha
Foto: Roberto Zacarias/SECOM
O governador Jorginho Mello concedeu nesta segunda-feira,16, o título de embaixador honorário de Santa Catarina para a Catalunha, comunidade autônoma situada na Espanha, ao engenheiro e pesquisador Josep Miquel Piqué Huerta. Huerta é uma referência em ecossistemas de inovação para o desenvolvimento de territórios. O secretário Executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen, e o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, acompanharam a nomeação na Casa d’Agronômica.
O governador Jorginho Mello salientou que o estabelecimento de um representante formal de Santa Catarina na Catalunha tem a finalidade de fortalecer as relações comerciais com atração de investimentos, parcerias e cooperações em tecnologia, inovação, economia do conhecimento, turismo. Também vai auxiliar na chamada economia azul, relacionada ao mar e ao desenvolvimento sustentável de recursos costeiros.
“A nossa preocupação é fazer com que Santa Catarina seja conhecida mais rapidamente nos diversos países que a gente tem contatos e intercâmbios. E a Espanha é um país que a gente tem muito a aprender e ganhar tempo com relação a avanços em diferentes áreas. E o professor Piqué sabe dos bons exemplos de lá e que vai nos passar de forma muito generosa. Estou muito feliz em ter do nosso lado uma figura importante como ele para nos ajudar a abrir caminhos, abrir portas. E também fazer novos intercâmbios no turismo, negócios, educação. Eu estou muito feliz com nova parceria que nasce aqui no dia de hoje”, destacou Jorginho Mello.
A função de representante honorário não é remunerada. O exercício é considerado um serviço público, sem imunidades, próprias das autoridades diplomáticas. Já a escolha do nome foi definida pelo extenso currículo de liderança e serviços prestados ao ecossistema de inovação dentro e fora do Brasil. Piqué Huerta já foi liderança em projetos com o setor público em Barcelona, atuando em agências de desenvolvimento local e crescimento econômico da Capital catalã.
Intercâmbio
“Minha missão é sem dúvida criar essa ponte bem estruturada entre a Catalunha e Santa Catarina com as diferentes estratégias na economia, no turismo compartilhando as boas experiências de Barcelona, já que aqui somos também uma referência no Brasil quando se fala em turismo. Além de outras áreas como portos, ecossistema de inovação, aeroportos. Pra mim é uma honra e vou me comprometer para trabalhar por esse estado com o objetivo de compartilhar experiências e conectar Catalunha com Santa Catarina”, disse o embaixador honorário de Santa Catarina, Josep Miquel Piqué Huerta.
“Esse é o programa que o nosso governador instituiu que é o programa dos Embaixadores Honorários catarinenses nos pontos do planeta aonde Santa Catarina quer levar a sua história e ao mesmo tempo fazer uma relação de trocas econômicas e sociais com essas regiões. A região da Catalunha dentro da Espanha é um ponto muito importante para o nosso estado. O professor Piqué, portanto, passa a ser o embaixador honorário de Santa Catarina junto à Catalunha para continuar fazendo essa ponte entre os nossos dois estados”, acrescentou o secretário Executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen.
Currículo
Josep Miquel Piqué Huerta é engenheiro de telecomunicações formado pelas instituições La Salle e Universidade Politécnica da Catalunha, com MBA na ESADE e doutorado em Ecossistemas de Inovação pela Universidade Ramon Llull.
É o presidente executivo do parque de inovação La Salle Technova Barcelona, ex-presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP), vice-presidente da Associação de Parques Científicos e Tecnológicos da Espanha (APTE), presidente da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT) e presidente do Conselho de Ciência e Tecnologia (CTECNO).
Teve significativa contribuição na Política Regional e Urbana da Comissão Europeia e em Políticas de Inovação e Competitividade das Nações Unidas para a Europa, com um impacto notável no setor público em Barcelona, atuando em agências de desenvolvimento local e crescimento econômico da capital catalã.
Participou de projetos e fóruns continentais na área de inovação, publicou artigos e prestou consultoria para cidades em cinco continentes, promovendo a Economia e Sociedade do Conhecimento e contribuindo para a consolidação de Cidades Empreendedoras ao redor do mundo.