Governador negocia em Brasília o futuro da Ferrovia Litorânea
O governador Raimundo Colombo participou de audiência com o diretor presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, nesta quarta-feira, dia 17, em Brasília, para tratar da Ferrovia Litorânea, projeto que cortará o Estado de Norte a Sul, fazendo a ligação entre os portos catarinenses. A elaboração do projeto está na fase final e a proposta é de que as obras sejam executadas pelo Exército.
“A execução da obra pelo Exército é mais barata e mais rápida, porque não precisa de todo o processo de licitação. O Exército já está em Santa Catarina, está equipado para isso e aceita fazer a obra. E o governo federal concorda com essa solução”, afirma Colombo. A expectativa é de que os trabalhos iniciem ainda neste ano.
Segundo dados da Federação das Indústrias (Fiesc), hoje, 76% das cargas de Santa Catarina são feitas por meio de caminhão. O Governo do Estado está investindo em ferrovias com a proposta de mudar este cenário. “A Ferrovia Litorânea cumpre a missão de integrar os portos de Santa Catarina. Hoje, a integração rodoviária cria uma série de transtornos e dificuldades, inclusive de logística. Com essa integração feita pela ferrovia, temos um ganho extraordinário de eficiência, de redução de custos e de competitividade. É um passo importante para o desenvolvimento de Santa Catarina”, acrescenta o governador Colombo.
A Ferrovia Litorânea fará a ligação entre Imbituba, no Sul do Estado, e Paranaguá (PR), passando por Araquari, no Norte Catarinense. Também estão em estudo os projetos da Ferrovia da Integração, conhecida como Ferrovia do Frango, ligando o Oeste de Santa Catarina ao Porto de Itajaí; e da Ferrovia Leste-Oeste, trecho entre Maracajú (MS) e Mafra (SC).
Atualmente, Santa Catarina possui cerca de 980 quilômetros de ferrovias operados pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e pela América Latina Logística (ALL).
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