Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Infraestrutura
  4. /
  5. Governador Moisés autoriza a...

Governador Moisés autoriza a concessão do Aeroporto de Jaguaruna

O governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, assinou um decreto autorizando a concessão do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi. O processo havia sido analisado e aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado. O próximo passo é a anuência da Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura do Governo Federal para que o edital de licitação possa ser publicado.

“É uma grande vitória para a aviação regional de Santa Catarina. Em 2019, o aeroporto de Jaguaruna estava com sérias restrições que colocavam em cheque a segurança dos usuários. Agora é referência na região Sul de SC. A concessão à iniciativa privada é mais uma conquista”, celebra o governador.

Com a concessão, o aeródromo passará a contar também com investimentos para viabilizar as operações de carga. 

“Será um um divisor de águas para a economia não só da região, mas de Santa Catarina”, destaca o secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Alexandre Martins.

Quem vencer o certame administrará a estrutura pelos próximos 30 anos e, nos primeiros três anos, deverá realizar melhorias como o alargamento da pista de pouso e decolagem, a ampliação do terminal de passageiros e a modernização das ferramentas e dos processos. A secretária adjunta da Fazenda, Michele Patrícia Roncalio, explica que, em contrapartida, o Governo do Estado deverá realizar o aporte de R$ 41 milhões à concessionária, à medida que os investimentos forem realizados.

“A tendência é de que, com a ampliação, aumentem as ofertas de voos. O usuário contará com uma estrutura diferenciada, mais moderna e ampla”, explica o diretor de Desestatização e Parcerias da Secretaria da Fazenda, Ramiro Zinder.

Atualmente, o Aeroporto Regional do Planalto Serrano e o Aeroporto Regional Sul dividem a 2º colocação como as pistas de maior suporte/resistência de SC, o que possibilita a operação de aeronaves de grande porte.

“O aeroporto de Jaguaruna passará a ser ainda mais relevante com a expertise e a rapidez da iniciativa privada”, destacou o ex-secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira.

Investimentos – Para que pudesse voltar a receber voos regulares, o Humberto Ghizzo Bortoluzzi recebeu mais de R$ 10 milhões de investimentos desde 2019. Foram realizadas obras como a requalificação técnica dos bombeiros de aeródromo, aquisição de EPIS, reforma e adequações da seção contra incêndio, impermeabilização e pintura do terminal de passageiros, revitalização e adequação da sinalização horizontal da pista de pouso e decolagem, melhorias de acessibilidade (elevador, escada rolante), implantação do auxílio visual à navegação aérea PAPI, dentre outros.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support