Governador lança Programa de Ensino Agrotécnico da Epagri e anuncia investimentos em Cedups
O governador Jorginho Mello lançou nesta terça-feira, 11, o Programa de Ensino Agrotécnico da Epagri, marcando o início de uma nova fase para a educação profissional no meio rural de Santa Catarina.
A partir de agora, a gestão dos Centros de Educação Profissional (Cedups) agrotécnicos será gradualmente transferida da Secretaria de Estado da Educação para a Epagri, conforme definido em um Plano de Transição que se estenderá até o final de 2028.
A mudança foi viabilizada pela publicação da Lei que ampliou a atuação da Epagri, permitindo que a empresa atue no ensino médio formal e na educação profissional na rede pública estadual.
De acordo com o governador Jorginho Mello, a proximidade da Epagri com os produtores rurais vai desenvolver de forma significativa tanto o ensino teórico quanto o prático:
SONORA
O presidente da Epagri, Dirceu Leite, explica como vai funcionar o novo modelo e afirma que o foco é ampliar a sucessão familiar no meio rural catarinense:
SONORA
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, o programa promete avançar na qualificação do jovens rurais e também levar inovação às propriedades rurais catarinenses:
SONORA
Para o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, o novo programa eleva o patamar da educação catarinense:
SONORA
O estudante do Cepud de São Miguel do Oeste Henry Hofmann fala sobre a experiência de estudar em uma escola agrícola:
SONORA
Os Cedups agrotécnicos que integram o programa estão localizados nos municípios de Água Doce, Campo Erê, Canoinhas, São José do Cerrito e São Miguel do Oeste.
No ato desta terça, 11, também foram entregues cinco veículos Renault Kwid, um para cada Cedup, e 10 notebooks, dois para cada unidade, com o objetivo de modernizar as atividades administrativas.