Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Governador Jorginho Mello sanciona...

Governador Jorginho Mello sanciona lei que amplia punição para envolvidos com a Farra do Boi

Foto: Arquivo / PMSC

As punições para quem pratica a Farra do Boi em Santa Catarina estão mais severas. O governador Jorginho Mello sancionou a Lei 18.877 que é de autoria do deputado estadual, Marcius Machado, tornando mais graves as punições para os envolvidos com a prática. A lei passa incluir como passíveis de multa, além dos participantes e divulgadores, aqueles que comercializarem e transportarem o animal para a farra; quem ceder veículo de transporte, comodatário ou ceder um imóvel privado que permita a realização da prática.

Quem promover ou divulgar a Farra do Boi será multado em R$ 20 mil, dobrados em caso de reincidência. Participantes, comerciantes dos animais, proprietários dos veículos de transporte para a prática ou dono do imóvel onde ocorrer a farra, serão multados em R$ 10 mil, dobrados em caso de reincidência.

Lei reforça o trabalho realizado pela PMSC

Para a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) a lei sancionada pelo governador Jorginho Mello só corrobora o trabalho já realizado pela instituição com o apoio de órgãos da vigilância sanitária e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), visando o cumprimento da Lei nº 9605/98, contra as práticas de atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, com pena de detenção de três meses a um ano, e multa.

Para o subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, a nova lei, que aumentou o valor da multa e acrescentou a punição para os reincidentes, fortalece o trabalho realizado de forma constante, principalmente no período da Operação Quaresma. Neste ano, segundo a PMSC, foram registradas apenas seis ocorrências, sendo duas em Governador Celso Ramos, e uma em cada cidade a seguir: Porto Belo, Balneário Camboriú, Itapema e Florianópolis. Destas, quatro animais foram recolhidos e uma multa aplicada aos infratores por maus tratos.

Além disto, a operação resultou na abordagem de 2.455 pessoas e 2.545 carros e motos, três mandados cumpridos e seis termos circunstanciados. Neste período, a Polícia Militar realizou 769 programações operacionais, ou seja, ações para inibir e prevenir a prática do delito.

Mais informações:
João Eduardo Cardoso Pinheiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação
(48) 99919-1671
e-mail: joao.pinheiro@secom.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support