Governador Jorginho Mello reforça laços entre Estado e municípios no COMAC 2023
O maior encontro municipalista do Estado, o Congresso dos Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC), teve sua abertura nesta quarta-feira,27, e deve acontecer até o dia 29 de setembro na Arena Opus, em São José.
O evento é organizado pela Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) e assume um papel de destaque este ano, com a presença do governador Jorginho Mello, representantes do governo federal e estadual, prefeitos, vices, secretários, empresários e especialistas.
Sob o lema “Conectando cidades, construindo o futuro”, o congresso está promovendo debates e discussões abrangentes sobre administração pública municipal, com foco na inovação, sustentabilidade e gestão eficiente.
A solenidade de abertura foi seguida por um painel que teve a presença do governador Jorginho Mello falando sobre os programas desenvolvidos nesses quase dez meses e da estruturação do Governo com parceria dos municípios:
SONORA
Diversos palcos e salas temáticas abordam tópicos como comunicação pública, segurança nas escolas, governança na administração pública, governo digital e desafios na saúde catarinense.
Com 89 municípios representados por 305 iniciativas, esta edição do COMAC promete ser um fórum enriquecedor para promover a colaboração e o crescimento das comunidades locais.
A presidente da Fecam e prefeita de Vargem, Milena Lopes, comentou sobre esta aproximação entre Estado e Municípios:
SONORA
O secretário da Casa Civil, Estener Soratto, presente do evento, reforçou a intenção do Estado em ser municipalista:
SONORA
Durante esta edição do Comac, as prefeituras terão a oportunidade de apresentar suas boas práticas, selecionadas a partir do Banco de Boas Práticas da FECAM, que visa destacar iniciativas alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
O evento é patrocinado pela Fepese, IPM, Ciasc e BRDE.
Repórter: Kenia Casagrande